O primeiro benefício do ano da saidinha temporária de presos começou na terça-feira, 15, na região. No total, 1,7 mil detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto foram beneficiados e deverão retornar até o dia 21 de março.
No Centro de Ressocialização Feminino (CRF), foram 32 pessoas liberadas. Outros 123 presos foram beneficiados na região de Paulo de Faria, Riolândia e Icem.
De acordo com o setor de Comunicação Social do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Catanduva, a fiscalização será intensificada em Catanduva e nas 15 cidades circunvizinhas, com emprego do efetivo da Força Tática, Rocam e reforço do policiamento Dejem, que atuará em conjunto ao policiamento operacional existente.
Entre as ações de policiamento ostensivo, será utilizado aplicativo denominado projeto V.I.D.A – Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação, em apoio ao Poder Judiciário, em que o policial militar terá acesso aos dados dos réus, como nome completo, endereço, dentre outros.
Dessa forma, otimizando a fiscalização dos sentenciados que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto, bem como das medidas protetivas e cautelares estabelecidas pelos juízes, que ao serem descumpridas, o policial elaborará boletim de ocorrência que será remetido ao Judiciário para que sejam tomadas medidas cabíveis para cada caso.
Os policiais militares, por meio de smartphones e tablets, obterão informações atualizadas a respeito das obrigações impostas pelo Poder Judiciário, inclusive, contando com dados georreferenciados que indicarão a residência dos réus sentenciados a serem fiscalizados.
Autor