O placar foi apertado, 65 a 70, e a experiência acabou fazendo a diferença para o time do Vera Cruz Campinas, que na noite de terça-feira, 27, derrotou o Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva, no Ginásio Anuar Pachá.
No primeiro quarto, o time da casa sentiu o peso de jogar contra as vice-campeãs brasileiras, deixando a equipe campineira virar o placar e abrir vantagem. O técnico Cesamar Fernandes iniciou uma rotação no elenco das mandantes, o que melhorou o desempenho do time e fez o placar ficar mais apertado, 17 a 14.
A equipe campineira iniciou bem no segundo período, mas Natália, Thaissa, Tati e Bia ajudaram o Bax a crescer, e até virar o placar, mas a parcial terminou 18 a 17 para o Vera Cruz Campinas.
Depois do intervalo, a equipe comandada pelo técnico Sidney Coppini, seguiu no comando do placar, parcial de 21 a 17. Mesmo com a vitória no período final, 17 a 14, o Bax não saiu vencedor do jogo.
A cestinha da partida foi Gabi Guimarães, do Vera Cruz Campinas, que marcou 27 pontos e pegou 11 rebotes. Pelo lado catanduvense, o destaque foi Bia, com 16 pontos e 18 de eficiência, seguida de Thaissa, com 13 pontos e 17 de eficiência.
Para o técnico Cesamar Fernandes, a ansiedade tem atrapalhado suas jogadoras, que têm feito partidas equilibradas com seus adversários. “Conseguimos virar o jogo e [tivemos] a oportunidade de abrir a diferença, mas falhamos quando não poderíamos [falhar]. O que me deixa contente é saber que o time está brigando, está se entregando e que tem condição de ganhar”, analisa.
Ele afirma que falta entrosamento, já que o Bax Catanduva está com um elenco formado recentemente com a chegada de quatro novas jogadoras.
“Temos que considerar ainda que o adversário é vice-campeão brasileiro e tem jogadoras que foram campeãs com o Sampaio [Basquete, campeão da LBF 2022]”, finaliza.
Com a vitória, a equipe campineira está na segunda colocação da competição com nove pontos. Já o Bax soma seis pontos e está na sexta posição. Nesta semana, acontecem os últimos jogos do primeiro turno do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. No sábado, dia 1º, às 15 horas, o Bax Catanduva visita o Pró-Esporte/Sorocaba, no ginásio da Escola Portal.
Autor