Não foi a tarde de sábado, 16, que o torcedor catanduvense imaginou. Jogando no Ginásio Municipal Anuar Pachá, o Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva perdeu por 81 a 63, para o atual campeão brasileiro, Ituano Basquete, pela Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022.
Pela equipe da casa, Natália anotou 17 pontos, seguida por Fernanda Sena, com 16, e Carol, com 13 pontos e sete rebotes. Com triplo-duplo, 17 pontos, 11 rebotes e 12 assistências, Joice teve 33 de eficiência e recebeu o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.
Ao final da partida, o técnico Cesamar Fernandes analisou a eficiência de sua equipe e foi enfático: nos dois últimos jogos, o time teve uma queda acentuada em seu ataque.
“Nossa defesa melhorou, principalmente, na marcação, acarretando em um esforço maior para defender e menos força para atacar. As atletas estão cansadas porque o ritmo aumentou, ou seja, precisam treinar mais forte e o jogo requer mais esforço”, analisa.
Suas comandadas, de acordo com o técnico, conseguem fazer um bom primeiro tempo, mantendo o equilíbrio. “A confiança do time está caindo muito durante o jogo. Em alguns momentos, o ataque flui e a marcação é forte. Em outros, o time apaga, permitindo que o adversário abra uma diferença, ficando difícil recuperar”, diz.
A busca é pelo equilíbrio entre ataque e defesa porque o basquete é um jogo coletivo, em que não se pode focar apenas em um fundamento.
A partida começou com bastante velocidade e jogadas de transição, principais características do Poty/Tietê/BAX Catanduva, que foi superior e venceu o período inicial (24x19). No segundo quarto, o galo ajustou a defesa e inibiu o ataque catanduvense, que marcou apenas cinco pontos e viu o galo virar.
Com o controle da partida, o Ituano manteve a dianteira e ainda ampliou no terceiro período (45x60). No último quarto, o Bax voltou melhor, ensaiando uma reação com uma corrida 9-2 que reduziu o déficit para apenas seis.
O rubro-negro paulista é o quinto colocado, com nove pontos em seis jogos (50% de aproveitamento). Com um ponto a menos, a equipe da Cidade-Feitiço está em oitavo, com apenas uma vitória em sete jogos (14,3% de aproveitamento).
Autor