O Bax Catanduva não conseguiu segurar o Sampaio Basquete e perdeu a última partida da fase de classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na noite de segunda-feira, dia 12, a equipe foi superada pelas maranhenses por 81 a 51, diante da sua torcida, em Catanduva.
Com 20 de eficiência, Patty Teixeira recebeu o troféu Gol Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da partida (MVP). A ala do Sampaio Basquete também foi a cestinha da partida, com 21 pontos. Pelo lado catanduvense, as pivôs Adrielly (14 pontos) e Gil Justino (12) tiveram as melhores performances em quadra. Já a pivô Bárbara pegou 13 rebotes e a armadora Natália anotou sete assistências.
O Sampaio Basquete teve bom rendimento no ataque para conseguir a vitória fora de casa. O Bax Catanduva cometeu muitos erros no primeiro tempo da partida e viu o time do Maranhão abrir 43 a 24 no intervalo. Depois que as equipes voltaram à quadra para o segundo tempo, a diferença no placar foi aumentando, com o Sampaio Basquete garantindo uma vitória por 30 pontos.
Na visão do técnico Cesamar Fernandes, o time até ensaiou uma reação no início do terceiro quarto, porém, não teve confiança de que poderia reverter o placar. “Se analisarmos, 81 pontos do adversário não é muito, uma vez que é uma equipe que conta com sete jogadoras da Seleção Brasileira. Infelizmente, o ataque não produziu o suficiente. Assim, o jogo não fluiu”, diz.
Com o resultado da partida, o Sampaio Basquete encerra a primeira fase da LBF em segundo lugar com 24 pontos. Até o momento, Catanduva segue na quinta posição, com 19, com campanha de cinco vitórias e nove derrotas.
De 15 de junho a 16 de julho, a LBF terá uma pausa devido ao AmeriCup, que acontece no México, entre os dias 1 a 9 de julho. No retorno, começarão os playoffs, em que o provável adversário catanduvense será o AD Santo André. Nesse período, Catanduva participará da 65ª edição dos Jogos Regionais, em Pindamonhangaba. As disputas das 23 modalidades acontecem de 6 a 15 de julho.
EMOÇÃO NO RETORNO
Depois de quase um ano longe das quadras, a armadora Carol Ribeiro fez seu primeiro jogo oficial nesta temporada.
A atleta se lesionou durante treinamento, em agosto do ano passado, uma semana antes da estreia no Campeonato Paulista. Ela rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) e passou por cirurgia.
“Não tenho palavras para descrever esse momento. Foi uma mistura de sentimentos. Alegria por todo trabalho que foi feito desde que me machuquei, passei por cirurgia. Tenho muito que agradecer ao Bax Catanduva, a Natália, Cesamar, Michael (preparador físico) e Diego (fisioterapeuta) por todo o suporte. O carinho da torcida é gratificante”, diz.
Ela já treina com a equipe diariamente e faz treinos extras para ganhar mobilidade. Carol deve disputar os Jogos Regionais.
Autor