O Bax Catanduva contratou uma nova jogadora e renovou com outras seis para a nova temporada. A venezuelana Ivaney Marques é a novidade do time para a Liga de Basquete Feminino (LBF), que também contará com a participação dos rostos já conhecidos de Natália, Thaissa, Mika, Gabi, Débora e Clara.
Ivaney é capitã da seleção de seu país e tem passagens por times na Europa, e a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian, classifica a jogadora como sendo muito experiente.
“Ela sempre teve um respeito muito grande, tanto da geração dela quanto da atual geração. É uma jogadora que é guerreira no rebote, ajuda muito no ataque. Ela já foi minha rival em disputa de sul-americano e vem somar e agregar com a sua experiência para o nosso projeto”, garante.
Outro ponto importante pelo qual a venezuelana foi contratada é o de ajudar a base do Bax, segundo Natália, a ter uma experiência, pois, ao ter uma estrangeira no time, ela traz a a experiência do seu país, da sua cultura e também acaba sendo um “espelho” para as meninas.
“Ela é jogadora da seleção e para estar lá você precisa estar entre os melhores do seu país. Ela vem abrilhantar a nossa participação no campeonato da liga nacional. O contrato dela é para o período da Liga de Basquete Feminino e ela deve chegar no nosso país na última semana de fevereiro devido à documentação que ela precisa trazer para ter o registro nacional de estrangeira”, explica Natália, que, assim como todo o time, está ansiosa para a chegada de Ivaney.
Sobre as renovações para 2024, grupo ao qual Natália está incluída, ela destaca que o motivo principal por permanecerem é a identificação com o projeto do Bax. As jogadoras de base, por sua vez, ganham mais oportunidades de trabalharem junto ao time adulto, contribuindo com sua experiência.
“Entendemos que o projeto vem subindo um degrau de cada vez. Viemos ganhando cada vez mais credibilidade, não só no cenário do basquete nacional e estadual, como na nossa região. Então é muito importante você ter uma base e mais importante ainda é ter o trabalho da categoria de base na cidade, onde elas se espelham no adulto e têm a oportunidade de jogar os melhores campeonatos também”, conta a presidente do Bax.
Autor