Batalhão da Polícia Militar de Catanduva tem novo comandante
Tenente-Coronel PM Perin assumiu o cargo na semana passada e projeta atuação mais próxima da comunidade contra a criminalidade
Foto: O Regional - Natural de Rio Preto, Marcelo Perin Monteiro atuava na capital paulista há dois anos
Por Guilherme Gandini | 21 de junho, 2023

O 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior - BPM/I, que tem sede em Catanduva e abrange mais 15 cidades, está agora sob o comando do tenente-coronel PM Perin, que assumiu a função na semana passada. Natural de São José do Rio Preto, Marcelo Perin Monteiro, 51, atuava na capital há dois anos e aceitou o chamado do Comando do Policiamento do Interior para retornar.

“Na semana passada estive reunido com a equipe de oficiais do 30º Batalhão, pude ver que a região de Catanduva é privilegiada, diferenciada, com relação à segurança. E nossa missão é essa: proporcionar mais ainda essa sensação de segurança, paz e tranquilidade para Catanduva e para a região. E certamente teremos desafios pela frente”, pontou o novo comandante.

Ele afirmou que dará continuidade aos projetos existentes para, aos poucos, imprimir seu ritmo. “Daremos continuidade ao bom trabalho já implementado pela gestão anterior, até porque esses projetos já estão em sintonia com o Comando de Policiamento do Interior – 5, em Rio Preto, e também com o comandante geral, e também implementaremos novas ações.”

Perin reconheceu que os indicadores criminais na região são estáveis, mas que será preciso focar na prevenção e pronta-resposta aos delitos. “Vamos focar nos crimes contra o patrimônio, que são os furtos e roubos, e no tráfico de entorpecentes, que alavanca outros delitos”, detalhou. “Além dos crimes mais graves, que são os crimes contra a vida, como homicídio e latrocínio.”

O comandante pretende implementar projetos para proporcionar segurança à comunidade, com atenção especial para as ações comunitárias. “Sou adepto de parcerias, gosto muito da solução em conjunto com o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, as outras polícias, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, órgãos públicos e privados, e a própria imprensa.”

O objetivo, reforça, é atuar em harmonia com todas essas instituições, aproximando-se da comunidade. “Meu foco será uma aproximação maior com a comunidade. Prezo sempre pelo bom atendimento policial, na pronta-resposta, atender todos os anseios da comunidade.”

VALORIZAÇÃO

O tenente-coronel PM Perin afirma que, para alcançar seus objetivos, vai valorizar o policial com treinamentos constantes e buscar melhores condições de trabalho. “Em relação a armamento, viaturas, equipamentos, os próprios quarteis locais em condições mais dignas”, indica.

Ele disse ter constatado que a maior parte do efetivo do 30º BPM/I reside no próprio município ou na região. “Vi que isso faz com que tenham um comprometimento maior. Então vou focar na valorização do policial para que a gente tenha essa aproximação com a comunidade.”

Diante da abertura de novo concurso público pelo Governo de São Paulo para contratação de policiais, Perin afirma que vê com bons olhos que muitos moradores da região queiram entrar para a Polícia Militar. “No futuro esse policial vai querer voltar para a nossa região, vai trabalhar aqui, ter uma ligação maior e um comprometimento maior”, complementou.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci