A equipe sub-15 do Smelt Bax SD Catanduva ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes de Base 2022, disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em fase única, a competição aconteceu entre os dias 19 e 26 de agosto, no Ginásio de Esportes do Flamenguinho, sendo uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O evento teve a participação de nove times, provenientes de vários estados. O Grupo A contou com Foz Basquete (PR), Smelt Bax SD Catanduva, AADB (PE) e MovOn (DF), enquanto o Grupo B era composto por Sociedade Thalia (PR), Bradesco (SP), Nosso Clube (PE), Mampituba (SC) e Aeroclube (RN).
As catanduvenses ficaram na terceira colocação do campeonato após vencerem a forte equipe de Santa Catarina, a Mampituba, em um jogo bem disputado, que terminou em 51 a 49. Atletas do time de Catanduva ainda alcançaram destaque na competição: Gabriela Hartwig foi considerada a cestinha do campeonato e Lavyne Ribeiro recebeu o prêmio de melhor em assistência.
A técnica da equipe, Fernanda Hartwig, conta que a trajetória da equipe começou com uma derrota, mas que o tropeço serviu de aprendizado. Depois disso, o Smelt Bax SD Catanduva venceu quatro jogos seguidos, perdendo apenas na semifinal para a equipe Bradesco, que veio a ser a vencedora do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base 2022.
“É a primeira vez que disputamos essa competição. Fomos no propósito de ficarmos entre seis melhores e saímos entre os três melhores. [Então] voltamos mais que satisfeitos e muito felizes com o crescimento das atletas”, exalta Fernanda.
O Smelt Bax SD Catanduva também conta com Edson Ferreto, que tem mais de 40 anos de experiência no basquete, como assistente e diretor.
Autor