Bandalheira do Bem se apresenta em Pindorama e Santa Adélia hoje
Foto: Divulgação - Projeto volta à estrada com sua mistura de música, dança, artes circenses e teatro
Trupe realiza quatro apresentações em junho com repertório temático e atividades gratuitas no interior paulista
Por Da Reportagem Local | 11 de junho, 2025

A Bandalheira do Bem dá início à sua 7ª temporada com apresentações gratuitas - inicialmente em quatro cidades do interior paulista. Por meio do ProAC ICMS, o projeto volta à estrada com sua tradicional mistura de música, dança, artes circenses e teatro, agora incorporando um novo elemento: o clima das festas juninas.

As apresentações desta primeira etapa acontecem nos dias 11, 12 e 24 de junho. Nesta quarta, a trupe faz duas sessões: pela manhã, em Pindorama, e à tarde, em Santa Adélia. No dia seguinte, o grupo segue para Luiz Antônio e no dia 24, para Serrana. A proposta é envolver estudantes, professores e o público em geral, com atividades realizadas em espaços abertos e de livre acesso.

Além do repertório tradicional, que resgata clássicos do cancioneiro popular brasileiro e promove a interatividade com o público, a Bandalheira do Bem preparou um roteiro especial com músicas, figurinos e performances inspiradas nas festividades juninas. O objetivo é ampliar o engajamento da plateia e reforçar o caráter lúdico e pedagógico do projeto.

O projeto foi pensado para entreter, educar e inspirar o público com linguagem acessível e cheia de brasilidade. “Nesta temporada, incluímos elementos das festas juninas para valorizar ainda mais essa conexão com a cultura popular, sem abrir mão do nosso repertório já consagrado, com músicas como Sítio do Pica Pau Amarelo, Lindo Balão Azul e Piruetas, além do cortejo musical e das artes circenses”, afirma o músico Dimi Zumquê, idealizador e coordenador da Bandalheira do Bem.

DIVERSIDADE ARTÍSTICA

A trupe é formada por um time diverso de artistas. Além de Dimi Zumquê, participam os músicos Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown e Renato Xexéu, além das jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, que reforçam a conexão com o público mais jovem.

A multiartista Ju Cadeco traz sua experiência no teatro para ampliar o alcance das apresentações, enquanto o mágico Jhungors representa as artes circenses com performances de mágica que combinam ilusionismo e pedagogia. A dança também integra a proposta, com direção do premiado coreógrafo Alexandre Snopp, que contribui para estimular a desenvoltura, improviso e interação do grupo com o público.

A nova turnê seguirá com outras datas ao longo do segundo semestre, mantendo sua proposta de difundir arte, cultura e alegria em diferentes regiões do estado de São Paulo.

A Bandalheira do Bem é uma realização da Zumquê Produções, com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) e patrocínio das empresas Açúcar Caravelas, Colombo Agroindústria e Grupo Imediato.

APRESENTAÇÕES NA REGIÃO

QUARTA-FEIRA 11/06

Pindorama - 9h às 10h30
Ginásio Municipal Francisco Saravalli

Rua Wenceslau Braz, 149

Santa Adélia - 14h às 15h30
Ginásio Esportes Municipal de Santa Adélia

Av. Duque de Caxias, 926

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Dia das Crianças de Elisiário será em 3 de outubro na Matriz
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Câmara de Marapoama fica lotada em palestra sobre saúde mental
Por Da Reportagem Local | 23 de setembro de 2025
Mais 50 radares passam a multar hoje; um deles fica em Olímpia