Bandalheira do Bem leva alegria a Ariranha e Paraíso nesta sexta
Foto: Divulgação - A cada apresentação da Bandalheira, público é guiado por uma trilha sonora ao vivo
Grupo transforma ruas e praças em palcos para celebrar o Dia das Crianças
Por Da Reportagem Local | 10 de outubro, 2025

Por onde a Bandalheira do Bem passa, o som do riso se mistura com o sopro dos metais e o canto dos artistas. É uma mistura vibrante de música, dança, circo e teatro que toma conta das ruas como um convite à alegria. Nesta sexta-feira, 10, a trupe se apresenta na região: em Ariranha, às 9h, e em Paraíso, às 16h, seguindo depois para Ubarana, sábado, e Luiz Antônio, no domingo.

Mais do que um espetáculo, a Bandalheira leva um cortejo de cores, transformando cada parada em uma festa cultural. Com uma proposta divertida e interativa, o grupo promete encantar o público. As apresentações são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

“A Bandalheira sempre chega como um cortejo, levando música e entusiasmo por onde passa. Mas nosso propósito vai além da diversão: queremos que o público se reconheça na arte e descubra nela um caminho de aprendizado e transformação”, afirma o músico Dimi Zumquê, idealizador e coordenador do projeto.

O repertório da Bandalheira do Bem traz clássicos como O Pato (Vinicius de Moraes) e Limão Limoeiro (canção folclórica de domínio público), que se misturam a sucessos contemporâneos como Baby Shark, criando uma experiência divertida para diversas faixas etárias.

A cada apresentação, o público é guiado por uma trilha sonora ao vivo, em que os instrumentos de sopro e harmonia costuram melodias com os de percussão, resultando em um som festivo e contagiante. Entre uma canção e outra, surgem cortejos, acrobacias, passos de dança e interações com a plateia — um espetáculo vivo, que convida todos a fazer parte.

“Quando uma criança reconhece uma música da infância ou se encanta com a magia do espetáculo, ela percebe que a cultura também é parte da sua formação. A Bandalheira do Bem existe para isso: unir diversão, memória e interatividade em um mesmo momento”, reforça.

ENCONTRO PLURAL

No palco e nas ruas, a trupe chega com uma diversidade artística. Além de Dimi Zumquê, participam Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown e Renato Xexéu, junto das cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, que encantam o público com vozes vibrantes e carisma. A multiartista Ju Cadeco adiciona sua energia teatral.

Nesta agenda especial do Dia das Crianças, em algumas das cidades, a Bandalheira inclui o número do chapeleiro maluco, com participação do artista Le Ferreirinha.

O projeto é uma realização da Zumquê Produções, com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) e patrocínio das empresas Açúcar Caravelas, Colombo Agroindústria e Grupo Imediato. Nesta temporada, o projeto também contou com apoio da empresa Tietê Agroindustrial, além da Prefeitura Municipal de Luiz Antônio.

BANDALHEIRA DO BEM NA REGIÃO

Ariranha
Data:
10 de outubro, sexta-feira
Horário: 9h
Local: Praça Igreja Matriz São João Batista

Paraíso
Data:
10 de outubro, sexta-feira
Horário: 16h
Local: Clube O Gigantão

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia desarticula comércio ilegal de receituários na região
Por Da Reportagem Local | 11 de novembro de 2025
Cidades da região podem receber formação em políticas inclusivas
Por Da Reportagem Local | 07 de novembro de 2025
Santa Adélia busca apoio para fortalecer projetos esportivos