A Banda Municipal de Catanduva, também conhecida como Bamuca, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os músicos interessados devem comparecer nos ensaios do grupo para realizar a inscrição. Há vagas para Linha de Frente (Corpo Coreográfico), Tuba, Flugel, Trompete, Trombone e Percussão 2 Marchas.
Os ensaios da Bamuca são realizados na escola CAIC, localizada na rua Antônio Zancaner, nº 630, no Solo Sagrado. Os horários são de quarta e sexta-feira, das 17 às 20 horas, e de sábado, das 14 às 17 horas. Para se matricular é necessário estar portando cópias do RG e do comprovante de residência. O prazo final é o dia 1º de maio.
A Bamuca é um projeto que visa a inclusão social à formação da cidadania, através do ensino da música instrumental, para crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade de Catanduva. Há mais de 15 anos a banda vem se consolidando como um dos principais projetos voltados à prática instrumentos de sopros, percussão, dança e coreografia marcial.
“Trabalhamos em favor do desenvolvimento social e humano de nossos alunos, e nossa prática vem sendo estruturada dentro dos quatro pilares da educação, sendo eles aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser”, conta o maestro Wilson Morais.
Sobre de que maneira o processo de seleção dos músicos é feito, o maestro afirma que a Bamuca toma como base em sua desenvoltura e gosto, seja por instrumento de sopro, percussão ou em fazer parte da Linha de Frente e do Corpo Coreográfico.
Hoje, a Banda Municipal de Catanduva conta com 32 alunos no Corpo Musical e 28 alunos no Corpo Coreográfico. Wilson relata que o objetivo da Bamuca é manter viva essa cultura e que hoje se consideram uma grande família. O grupo se apresenta em desfiles civis, aniversários e demais comemorações tanto na cidade quanto em todo estado.
“Em abril de 2022 a Bamuca participou do Concurso Mundial de Bandas e Fanfarras da Guatemala com 40 bandas representando o Brasil. Terminamos em 12º lugar e nos classificamos para o Concurso na Malásia, onde ficamos em 14º lugar. Os dois concursos foram no formato on-line”, relembra.
Autor