A Associação de Voluntários Irmã Ana Maria – Avoiam completa 20 anos de acolhimento e para celebrar a entidade convida a todos para o momento de festejo e renovação. Nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, às 19h30, será realizada a Assembleia Eletiva e a posse da nova diretoria da instituição. O evento será Casa de Apoio da Avoiam, que fica na rua Aracaju, 16, no Centro.
Irmã Ana Maria, que lidera o projeto desde o início, fala sobre a longa jornada de voluntariado. “Quem me deu forças foi Deus para chegar até aqui. Também o que me anima e me dá força é pensar que tem muitas pessoas que precisam de mim, em especial nas Casas de Apoio.” E completa: “Nesses 20 anos não foi trabalho, mas missão divina. Tive muitas lutas, dificuldades, obstáculos, mas todos vencidos com a graça de Deus. Onde tem amor, Deus aí está”.
Ela diz que o sorriso das pessoas é sua recompensa. “Ver muitos milagres da vida de pessoas que chegam para seu tratamento sem nenhuma esperança de vida, ver famílias angustiadas e sem perspectivas e com passar dos dias e até meses, voltarem a sorrir, isso é recompensa. Eu, pessoalmente, nunca penso em ter recompensa, a minha recompensa é em Deus. Aos longos dos 20 anos foram milhares de atendimentos, teve alegrias e também algumas notícias tristes.”
A idealizadora relembra as primeiras etapas do projeto, que foi ampliado e hoje possibilita a manutenção de duas Casas de Apoio, em Catanduva e Barretos. “Desde o início, em 2005, não imaginei que chegaríamos tão longe. Lembro bem dos momentos que os voluntários, junto a mim, atuavam nos vários setores dos hospitais, principalmente hemodiálise, pediatria e quimioterapia. Foram momentos marcantes em que a alegria não dava espaço para a tristeza.”
Irmã Ana Maria expõe o que deseja como futuro da associação criada por ela: “Minha esperança é que a Avoiam consiga uma sede própria para melhor atender nas Casa de Apoio, continuando assim nossa missão e trabalho voluntário, fazer o bem sem olhar a quem. A sede própria é um sonho que pode virar realidade.”
Autor