A Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Catanduva – AVCC recebeu ontem 4,1 toneladas de alimentos da escola infantil Roda Pião. Os mantimentos foram arrecadados durante gincana social competitiva realizada entre as classes. Em retribuição ao esforço, todas as crianças ganharam um vale-sorvete. Já a turma que mais arrecadou ganhará uma tarde no shopping, com direito a sessão de cinema, pipoca e refrigerante.
“Essa gincana nasceu de uma ideia para a semana da criança, em 2017. Na época, ainda estavam montando o Hospital de Câncer de Catanduva e decidimos doar para a AVCC e, em contrapartida, eles deram lanches para as crianças no shopping, e a parceria cresceu ano a ano, assim como os brindes da AVCC. O que é mais gostoso é que os pais participam muito”, relata a diretora da escola, Silvania Godoy Bueno Mestieri.
Este ano, a educadora revela que houve receio devido ao pós-pandemia e às dificuldades financeiras do país. Os resultados parciais eram divulgados semanalmente. “No último minuto, um pai de aluno apareceu com uma tonelada de alimentos. A turma que era a última de 12 classes subiu para a primeira colocação e chegamos a esses mais de quatro mil quilos”, conta Silvania, relembrando que o recorde de arrecadação foi em 2019, com 5,8 toneladas.
Segundo a vice-presidente da AVCC, Sonia Jorge, os alimentos serão divididos em cestas básicas e direcionados a 94 pacientes acometidos por câncer que são assistidos pela instituição. “Essa quantidade vai nos ajudar até dezembro, o pouco que faltar nossos voluntários vão correr atrás”, comemora. O auxílio aos pacientes, que são avaliados por uma assistente social, é feito de forma mensal e inclui kits de frutas, verduras e legumes, além de produtos de higiene pessoal.
Autor