Férias é quase sinônimo de viajar. Porém, muitas pessoas enfrentam um problema quando o assunto é atravessar longas distâncias para curtir um tempo de descanso. Esse obstáculo é o medo de andar de avião.
Segundo a psicóloga e especialista em Psicologia da Saúde, Joyce Bonfante S. Della Togna, sentir medo é algo totalmente natural do ser humano e funciona como um mecanismo de defesa e proteção.
"A aerofobia ou medo de voar de avião é uma fobia específica [que vem do] transtorno de ansiedade. Tende a surgir em alguma época de mudança significativa na vida de uma pessoa, que desenvolve um medo enorme, podendo chegar a uma sensação de uma crise de pânico, com tremores, sudorese, tontura e falta de ar", explica a psicóloga.
De acordo com pesquisa do Ibope, cerca de 40% da população brasileira tem medo de voar de avião. Especialistas notam que o padrão comum entre os pacientes que têm essa fobia é possuir a ansiedade como base, o que deixa o paciente suscetível a ter outros medos irracionais.
"O psicólogo pode ajudar a superar este medo através do tratamento de psicoterapia, com o objetivo de fazer o paciente entender as emoções, pensamentos e sentimentos que o levam a ter a fobia, para que ele consiga, então, obter uma mudança de comportamento", explica Joyce.
Além disso, ela diz que é sempre importante levar em consideração que cada paciente é único e tem reações de intensidade diferentes para o medo. "O psicólogo também pode utilizar técnicas de dessensibilização, relaxamento com treinos de respiração e racionalização do medo, colocando a razão em nossas compreensões acima da emoção", esclarece a profissional.
Autor