Para driblar os desafios e sobreviver diante de um cenário novo, as empresas tiveram aceleração no projeto de digitalização e isso aqueceu ainda mais a área de tecnologia desde o começo da pandemia. No setor, ao contrário de outros, sobram vagas, mas faltam profissionais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de tecnologia teve aumento de 178% no número de vagas abertas.
Já o relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que o Brasil deve demandar em torno de 673 mil profissionais da área de TI até 2025. No entanto, com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de déficit anual de 106 mil talentos.
“O mercado de desenvolvimento web está em amplo crescimento e, com isso, as empresas estão necessitando de muitos profissionais com essas qualificações. O mercado está com um grande descompasso, tem muito mais oferta do que profissionais capacitados”, pontua Fábio Luís Fávero, docente da área de tecnologia da informação do Senac Catanduva.
Atento a essa demanda, o Senac Catanduva está com inscrições abertas para três cursos na área de tecnologia da informação: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (novidade no portfólio), Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet.
No Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, o aluno aprenderá a montar e fazer a manutenção em computadores, notebooks e impressoras, instalar hardwares, softwares, cabeamentos e telefonia IP, configurar redes locais e realizar suporte ao usuário.
No Técnico em Informática, o aluno será capacitado para montar e fazer a manutenção de microcomputadores, instalar e configurar redes e desenvolver sistemas e websites. Já o Técnico em Informática para Internet prepara o aluno para desenvolver aplicações para web e mobile com diferentes linguagens de programação, além de ensinar como dar suporte às equipes para uma melhor experiência de acessibilidade, usabilidade e performance.
“O mercado possui realmente muitas vagas, com destaque para o trabalho home office em empresas nacionais e internacionais, porém faltam profissionais qualificados, o que mostra a necessidade de novos profissionais na área”, reforça Fábio.
Para conhecer mais sobre os cursos técnicos na área de tecnologia da informação do Senac Catanduva e saber sobre as inscrições, basta acessar o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-catanduva.
Autor