Atletas sub-15 do Bax Catanduva são convocadas para a Seleção Brasileira
Gabriela Hartwig Barbuio e Maria Luiza Ferreira da Silva participaram de treinamento disponibilizado pela Confederação Brasileira de Basquete
Crédito: Divulgação - Gabriela e Maria Luiza irão integrar o grupo que disputa o campeonato Sul-Americano em Santiago, no Chile
Por Stella Vicente | 28 de outubro, 2022

Duas atletas da categoria sub-15 do Smel Bax SD Catanduva foram convocadas para a seleção brasileira. Gabriela Hartwig Barbuio e Maria Luiza Ferreira da Silva irão integrar o grupo que disputa o campeonato Sul-Americano em Santiago, no Chile, do dia 23 a 27 de novembro. A disputa dá três vagas na AmeriCup sub-16 em 2023.

Para conquistar a convocação, as jogadoras participaram anteriormente de um treinamento da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) chamado Camp. O programa teve três dias de treinos, realizados entre 30 de setembro e 2 de outubro. O desempenho das atletas no Camp, que reuniu atletas do país todo, serviu justamente para selecionar quem iria representar a seleção brasileira sub-15 no campeonato continental.

Antes disso, Gabriela e Maria Luiza disputaram o Campeonato Brasileiro Interclubes de Base, realizado em Foz do Iguaçu, onde ficaram em terceiro lugar. Elas ainda disputam o Campeonato Paulista sub-15, Copa Monte Líbano e outras competições estaduais pela categoria de base do Bax Catanduva.

Para a equipe catanduvense, a conquista é fruto do trabalho de cada uma juntamente com a da comissão técnica do time. “É um misto de sentimento. [Estou] muito feliz por elas estarem tendo esta oportunidade e sabendo que estamos no caminho certo com relação ao nosso projeto”, declara Fernanda Hartwig, técnica da equipe sub-15.

A apresentação das jogadoras convocadas será no dia 8 de novembro, no SportVille, em Barueri, São Paulo. Neste mesmo local serão realizados os treinos até o dia 21, quando o grupo viaja para Santiago.

O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano, que tem Colômbia, Equador e Uruguai. O Grupo A tem Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile. A estreia será diante do Equador, no dia 23. Já no dia 24, a seleção enfrenta o Uruguai, e em seguida, no dia 25, fecha a primeira fase diante da Colômbia.

Pelo Paulista, Bax enfrenta líder Sesi/Araraquara

O Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva entra em quadra na noite desta sexta-feira, dia 28, contra o líder do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi/Araraquara. A partida será às 19h30, no Ginásio Anuar Pachá, com entrada gratuita.

O time comandando pelo técnico Cesamar Fernandes vem de derrota para o Vera Cruz Campinas e busca quebrar a sequência negativa em casa, com o apoio da sua torcida. “Sabemos que a partida será difícil, porque nosso adversário é o líder do campeonato, está invicto. É o time que tem o melhor elenco. Mas jogaremos em casa e vamos usar isso a nosso favor”, comenta o técnico.

Segundo ele, a responsabilidade da vitória é toda do adversário, justamente, por liderar a competição sem nenhuma derrota até o momento. “Temos condições de fazer um bom jogo e sair com a vitória. Nosso time está chegando, só precisa de um pouco mais de capricho para converter as bolas e vencer”, analisa o treinador.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Atleta de Catanduva conquista 3º lugar no Open Ajinomoto de Judô
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete