Um atleta de Catanduva está escrevendo seu nome na história do rugby brasileiro. O pilar - posição da primeira linha, conhecida pelo destaque à força física - Wilton José Murilo Rebolo, ou simplesmente Murilo Rebolo, integra a Seleção Brasileira de Rugby, que está nos Emirados Árabes Unidos, onde segue em disputa a repescagem para a Copa do Mundo da modalidade.
Com 23 seleções definidas, o World Rugby expandiu a Copa do Mundo para 24 seleções. O último classificado será conhecido após a Repescagem Mundial, que ocorre em Dubai. O Brasil disputa a última vaga contra Samoa, Bélgica e Namíbia. A Copa do Mundo será na Austrália, em 2027.
Murilo começou sua carreira no campo de futebol da antiga AABB, hoje Inclusão Social. O time catanduvense Mastodontes foi sua primeira equipe, com quem disputou algumas edições do CPI – Campeonato Paulista do Interior (uma espécie de segunda divisão do rugby paulista).
Após ficar 4 anos no Mastodontes, foi contratado pelo SPAC – São Paulo Athletic Club. Passou por outros clubes da capital e, após avaliação técnica no Centro de Treinamentos da Seleção Brasileira de Rugby, foi convocado pela primeira vez quando tinha 23 anos.
Com passagens por clubes dos principais países do rugby - Austrália e Nova Zelândia -, Murilo tem 30 anos e está deixando o Austin Huns Rugby Football Club para defender outra equipe dos Estados Unidos. O novo time do catanduvense será divulgado em breve.
Em função de suas convocações para a seleção da modalidade, o atleta de Catanduva já conheceu mais de 25 países. Ao todo, foram 45 jogos oficiais pela Seleção Brasileira de Rugby.
CAMINHO DIFÍCIL
O Brasil obteve sua classificação para a repescagem da Copa do Mundo como o 3º colocado da América do Sul. Para conquistar a vaga, o time contará com elenco de 30 jogadores convocados pelo diretor técnico neozelandês Josh Reeves. A base dos Tupis é o elenco do Cobras, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional sul-americana.
A seleção brasileira já fez seu primeiro jogo na repescagem. Contra Samoa, o Brasil perdeu por 48 a 10. O próximo jogo do Brasil acontece nesta quinta-feira, dia 13, diante da Bélgica. Os Diabos belgas venceram a Namíbia no outro duelo da primeira rodada por 22 a 15. Samoa e Namíbia se enfrentam no mesmo dia.
“O Brasil busca classificação inédita no torneio masculino. Seria uma honra poder representar meu país em uma Copa do Mundo. Nossa equipe está focada e vamos dar o nosso melhor em busca desta classificação”, comentou o atleta.
Autor