A atleta catanduvense Gabriela Hartwig Barbuio representou a Seleção Brasileira de Basquete no Campeonato Sul-Americano da categoria feminina sub-15, disputado em Santiago, no Chile. Na ocasião, as brasileiras ficaram com o bronze após vencer o duelo contra a Bolívia na disputa pelo terceiro lugar por 72 a 45.
No jogo decisivo, disputado no último domingo, dia 27, o Brasil não deu chance para o adversário, finalizando o quarto inicial 15 a 12 e o segundo período em 28 a 24. Na volta do intervalo, as brasileiras consagraram a boa atuação com a vitória.
Gabriela é atleta do Smel Bax SD, categoria sub-15 da equipe catanduvense, e foi convocada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) juntamente com sua companheira de time Maria Luiza Ferreira da Silva. Porém somente Gabriela ficou entre as 12 jogadoras que foram disputar a competição, que garantiu vaga para os três primeiros colocados na Copa América sub-16 em 2023.
Para a jogadora, representar a seleção é uma honra. "Tenho certeza que é um dos sonhos de quase todos os atletas que se dedicam e se destacam em sua modalidade", afirma.
Sobre a experiência de defender o Brasil em uma competição internacional, Gabriela compartilha do sentimento de outras companheiras de equipe. "Foi algo muito diferente para todas, já que foi a nossa primeira. Todos os jogos nos geravam grande expectativa e tensão. Ganhava quem queria mais e quem errasse menos", relata a jovem.
Agora, a seleção brasileira tem vaga garantida na Copa América sub-16 em 2023, para a qual a catanduvense espera chegar mais preparada. "Não sabemos ao certo se terá mudanças no grupo, mas espero continuar defendendo a seleção brasileira", projeta Gabriela.
Autor