Atleta de muay thai e kickboxing é destaque em ranking da América Latina
Vicelazio Neto, que atualmente está em Portugal para uma temporada de treinos, coleciona títulos e conquistas importantes na carreira
Foto: DIVULGAÇÃO/SFT - Vicelazio Neto disputa o SFT Xtreme, onde atualmente lidera o ranking
Por Stella Vicente | 05 de setembro, 2022
 

Foi por meio de golpes como chutes e socos bem calculados que o catanduvense Vicelazio Neto conquistou notoriedade internacional. O muay thai e o kickboxing foram as modalidades que garantiram a ele vários títulos e a realização tanto pessoal quanto profissional.  

Vicelazio conheceu o meio da luta através de seu pai, que o levou a uma academia de kung fu. Depois desse primeiro contato ele nunca mais deixou a prática de lado.   

“Fiz algumas lutas amadoras nessa modalidade e depois migrei para uma academia de muay thai, onde conheci atletas que já viviam da luta e que compartilhavam do mesmo objetivo que eu. Fiz algumas lutas amadoras, fui campeão brasileiro amador, fiz minha estreia no profissional logo em seguida e quando percebi já não me via fazendo outra coisa”, conta.  

Para ele, sua carreira começou a tomar um novo rumo após o título nacional, pois foi quando começou a competir em eventos maiores, sendo que nestas ocasiões Vicelazio conheceu atletas que ele acompanhava desde cedo. Neste momento, ele percebeu que aquele era seu lugar e era com essas pessoas que ele queria lutar.  

“Sou muito grato por como minha carreira na luta começou. Vivi cada etapa necessária no tempo necessário, desde as lutas amadoras e semi profissionais. Nunca tive pressa, sabia que cada degrau iria me amadurecer para o futuro que eu sonhava”, relata o atleta.  

Vicelazio tem contrato assinado com a principal organização de esporte de combate, a SFT MMA, que é considerado também o maior evento deste meio na América Latina. Atualmente ele está em primeiro lugar no ranking da SFT Xtreme, o que faz dele o próximo desafiante ao cinturão.

No momento, Vicelazio está fazendo uma temporada de treinos na cidade de Lisboa, em Portugal. “Fui convidado para estar aqui [em Lisboa] e para mim foi uma conquista imensa e que tem agregado imensamente na minha carreira”, diz.  

O objetivo para este ano é conquistar o cinturão do SFT Xtreme e continuar acumulando o máximo de experiências possíveis. “Em breve estarei passando uma temporada na Tailândia, treinando em uma das melhores escolas do país. Quero continuar me dedicando como sempre me dediquei, porque sei que as oportunidades irão aparecer. Quero lutar nos maiores eventos do mundo e quero merecer lutar com os melhores atletas de cada um desses eventos”, projeta Vicelazio.  

Ainda que esteja em Portugal e pensando já na Tailândia, o atleta profissional já teve uma academia em Catanduva e, segundo ele, a cidade possui vários atletas de alto nível.

“O interesse por parte da população tem aumentado cada vez mais por conta de todos os benefícios que a modalidade proporciona. Hoje temos feedbacks incríveis de pessoas que tiveram a vida transformada através da luta”, revela Vicelazio.  

Porém, na visão do atleta, ainda há muito a melhorar, principalmente na questão de apoio aos praticantes das modalidades de luta.

“Há atletas que para poder lutar em um evento com mais visibilidade tem que fazer rifas e trabalhos extras nos finais de semana. Então, sem sombra de dúvidas, Catanduva tem um potencial que é raro ver em outros lugares, porém não temos apoio para mostrar isso nos grandes eventos”, expõe Vicelazio, que acredita que com o suporte da cidade é possível levar esses grandes talentos do esporte a lugares de muito destaque. 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Novorizontino retoma preparação para decisão do acesso ao Brasileirão
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Novorizontino empata com Paysandu e decide acesso na última rodada
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Pedal Solidário da Unifipa será no próximo domingo