O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de São José do Rio Preto, referência no atendimento a pessoas com deficiência no interior de São Paulo, tem mais um motivo para se orgulhar: o paciente Marcus Vinicius Munis, de 16 anos, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Basquete Paralímpico.
O jovem atleta, que iniciou sua trajetória no esporte no instituto, passou pelo programa de reabilitação do Lucy Montoro aos 12 anos e, desde então, tem se destacado como promessa no basquete adaptado.
Durante o processo de reabilitação, Marcus Vinicius começou a treinar o esporte duas vezes por semana, com o intuito de se familiarizar com as técnicas e aprimorar suas habilidades.
Desde então, seu desempenho se destacou a ponto de conquistar dois títulos de campeão brasileiro de basquete escolar. Recentemente, sua participação no Campeonato Brasileiro de Basquete, na categoria Sub-23, pela equipe ADR, chamou a atenção de treinadores da Seleção Brasileira, que o convocaram para integrar o time nacional.
Marcus conta a sensação que sentiu quando descobriu que jogaria pela Seleção Brasileira. "Fiquei sem entender no início, mas logo a ficha caiu, e fiquei muito feliz. Foi uma das melhores sensações da minha vida, alcançar um dos meus objetivos tão cedo”, conta.
O educador físico do Lucy Montoro, Octavio Marques, destaca a importância do esporte no processo de reabilitação. “O esporte é uma poderosa ferramenta de independência, sendo uma continuidade da reabilitação. Ele não apenas contribui para a recuperação física, mas também promove o fortalecimento emocional e social dos atletas”, afirma.
Desde 2019, o Instituto Lucy Montoro vem se consolidando como um centro de excelência na formação de atletas com deficiência. O projeto esportivo da instituição já formou mais de 20 atletas para os Jogos Escolares, além de preparar atletas nas modalidades de atletismo (20), natação (10), bocha (6), tênis de quadra (5) e tênis de mesa (8).
O Lucy Montoro atende, mensalmente, cerca de 80 pessoas com deficiência, proporcionando a essas pessoas a oportunidade de superação e inclusão por meio do esporte.
Autor