O Recanto Monsenhor intensificou os cuidados na área de fisioterapia em resposta às altas temperaturas e o tempo seco. Na quinta-feira, 12, como parte das atividades do Projeto 360, os idosos institucionalizados participaram de sessões de exercícios respiratórios focados na umidificação das vias aéreas e fortalecimento pulmonar para minimizar os impactos do clima adverso.
Auxiliados pelo fisioterapeuta da entidade, Fábio Pagliotto da Conceição, os residentes foram incentivados a realizar exercício simples, porém eficaz: com o auxílio de copos plásticos com água e canudinhos, eles inspiravam e expiravam de maneira controlada, soprando o ar dentro da água para criar bolhas. Esse procedimento tem como objetivo fortalecer a musculatura pulmonar e auxiliar na hidratação das vias aéreas, combatendo os malefícios causados pelo ar seco.
“O tempo seco pode trazer diversos problemas respiratórios, como o ressecamento das vias aéreas, aumento da produção de secreções e, consequentemente, maior dificuldade para respirar. Essas condições são ainda mais severas na terceira idade, que já possuem naturalmente capacidade pulmonar reduzida”, explica Fábio Pagliotto.
"O ato de soprar o canudinho dentro da água cria resistência, fazendo com que a pessoa idosa exerça força, auxiliando a musculatura pulmonar. Já o contato do copo próximo ao rosto faz com que as pequenas gotículas de água auxiliem na umidade das vias aéreas", complementa o fisioterapeuta.
A atividade faz parte da filosofia do Projeto 360, que visa tratar os idosos de forma integral, promovendo não apenas a saúde física, mas também o equilíbrio emocional.
Autor