Atento às tendências, O Regional ganha formato compacto e de leitura mais ágil
Gerson Gabas assumiu o periódico a partir de 1976 e decidiu imprimir mais modernidade
Foto: O REGIONAL - O Regional fortalece sua presença no digital, sem deixar de investir na forma tradicional de leitura
Por Guilherme Gandini | 26 de abril, 2022
 

O Jornal O Regional que chega aos assinantes nesta terça-feira, 26 de abril, marca nova fase do periódico que celebrou 50 anos de existência em outubro do ano passado. Atento às tendências, o impresso ganhou formato compacto e de leitura mais prática e ágil.  

Enquanto diversos jornais fecham suas portas ou ficam apenas no on-line, O Regional fortalece sua presença no digital, sem deixar de investir na forma tradicional de leitura, sempre acompanhando as mudanças tecnológicas e gráficas do mundo globalizado.  

Resistente aos anos e aos novos meios de comunicação, O Regional teve sua primeira edição publicada em 7 de outubro de 1971. Na época, foi trazida para Catanduva uma linotipo – máquina que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever.  

A partir de 1976, o jornalista Gerson José de Camargo Gabas assumiu o periódico e decidiu implantar mais modernidade. Em suas mãos, O Regional consolidou-se, tornou-se referência e conquistou a confiança dos leitores. Atualmente, o jornal é dirigido por Marina Ferreira Camargo Gabas, com o apoio dos filhos Rodrigo e Mara, preservando a seriedade e independência.  

Nascido em pleno período da ditadura militar, O Regional acompanhou todo o processo de redemocratização do País e, de lá para cá, participou de todos os processos eleitorais em Catanduva, tendo realizado debates, sabatinas e entrevistas com os candidatos.  

Nas páginas de O Regional, foram contadas milhares de histórias – de felicidade, superação ou tristeza, registrado o desenvolvimento das cidades, mudanças de comportamentos, costumes e da moda, a evolução da família, a passagem do tempo e o que de bom ou ruim ele trouxe.  

O pioneirismo tecnológico foi outra marca nessa trajetória. O lançamento da primeira edição colorida foi um desses episódios, a partir da aquisição de uma impressora importada em 1995. Em 2003, o novo projeto gráfico adotado por O Regional, que agora abre espaço para o formato compacto, também revolucionou o setor na época e ganhou destaque no Noroeste paulista.  

LINHA DO TEMPO 

Nesta página, O Regional relembra os principais projetos gráficos que marcaram sua história, desde a edição inaugural, em 7 de outubro de 1971. Poucos anos depois, ainda na década de 70 e já sob a batuta de Gerson Gabas, o matutino exibia novo visual. Nos anos 80 e início da década de 90, o cabeçalho de capa em tom azul tornou-se marca do veículo. A evolução mostra o jornal dos anos 90 com capa colorida e nova marca no alto, até a chegada da versão de 2003. Ao longo dessa trajetória, o jornal também teve seu formato ajustado, com redução da largura.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Hospital Unimed São Domingos celebra renovação de votos de paciente
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Propeg Unifipa promove curso prático em manipulação ética de animais
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Sebrae-SP abre inscrições para Encontro de Negócios na Agrishow