Os contribuintes dos 72 municípios da jurisdição da Delegacia da Receita Federal em São José do Rio Preto passam a contar com mais opções de local e horário para atendimento presencial de serviços da Receita Federal. Isso está sendo possível graças aos convênios firmados entre o órgão e prefeituras da região para a instalação de Pontos de Atendimento Virtual (PAV).
Já foram firmados 16 desses convênios na área de abrangência da Delegacia da Receita Federal em São José do Rio Preto, todos funcionando, e a expectativa é de que esse número se amplie ainda mais. No entorno de Catanduva, os PAVs estão em Cajobi, Catiguá, Itajobi e Tabapuã.
Os Pontos de Atendimento Virtual oferecem atendimento para cidadãos (pessoa física) e para Microempreendedores Individuais (MEI). Mais de 80% dos serviços são concluídos no local, de forma imediata. Quando necessário, é feita a recepção de documentos e encaminhamento à Receita Federal, que analisa os pedidos e envia resposta em até três dias.
Esses espaços ofertam amplo leque de serviços aos contribuintes, sem necessidade de agendamento, destacando-se: consulta de Pendência Fiscal PF, PJ e Imóvel Rural; cópia de Declaração e Recibos para Pessoa Física; comprovante de Inscrição, Alteração e Regularização do CPF; emissão de Documento de Arrecadação; Impugnação, Recurso e Manifestação de Inconformidade, entre diversos outros.
O principal benefício dos PAVs é proporcionar a prestação de serviços promovendo a inclusão da população menos favorecida, sem acesso aos serviços disponibilizados online ou com dificuldades de deslocamento para uma Unidade presencial da Receita Federal em outro município. Ao aumentar a capilaridade do atendimento, os PAVs impulsionam a Cidadania Fiscal.
Autor