Ateliê Móvel promove atividades artísticas gratuitas a partir de sábado
Primeira parada será na praça do Juliatti de Carvalho; artista Piet Mondrian, conhecido pela estética abstrata, inspira ações
Foto: Cris Anovazzi - Projeto oferecerá oficina de pintura em tela com releituras das obras de Mondrian
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro, 2024

Começa neste sábado, dia 16, o Projeto Ateliê Móvel, circuito de atividades artísticas executado por Kauleu Bach Arte e Cultura. Destinada ao público infanto-juvenil, a iniciativa atenderá mais de 100 crianças de 7 a 12 anos.

O Ateliê Móvel chega montado em uma Kombi e contará com quatro atividades artístico-culturais que terão como mote as artes plásticas e visuais. O artista que inspirará as ações é Piet Mondrian, conhecido pela estética abstrata e pela teoria de que “A arte é superior à realidade”.

O responsável do projeto, Kauleu, explica a escolha: “A curadoria do projeto decidiu evidenciar as obras de Mondrian, pois estão muito ligadas à infância, ao universo da imaginação, do faz de conta, além disso as formas e as cores primárias predominantes em suas obras conversam muito bem com esse universo.”

Mondrian será apresentado de forma lúdica e interativa aos participantes, utilizando o diálogo das artes plásticas com outras expressões artísticas.

O projeto oferecerá oficina de pintura em tela com releituras das obras do artista; teatro lambe-lambe, apresentado em uma caixa cênica para um espectador por vez; experiência com realidade virtual utilizando óculos VR, onde os participantes farão um passeio por ambientes virtuais e tridimensionais pelas obras mais clássicas de Mondrian e uma última atividade onde os participantes poderão criar livremente uma obra a partir das experiências adquiridas com as demais.

As edições do projeto serão realizadas em bairros periféricos. A primeira, neste sábado, das 16 às 18 horas, será na praça do bairro Juliatti de Carvalho, localizada na av. Palmares, em frente à pista de caminhada. No dia 23, o projeto atenderá as crianças do bairro Nova Catanduva, na sede do Projeto Pelicano e, no dia 30, será no Jardim São Domingos, na Praça do Relógio.

A iniciativa foi selecionada pelo Edital nº 005/2024 e é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e conta com apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Ateliê Móvel promove atividades artísticas gratuitas a partir de sábado
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2024
Clube da Velha Guarda tem show com Sanfa & Gil hoje
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2024
Festival Noite Preta tem show da sambista Quésia Neves