A Associação Espírita Paulo de Tarso realizou na manhã do último domingo, 15, o lançamento da pedra fundamental da construção do novo lar para idosos Gamaliel. A área foi doada pelo poder público e fica na av. Francisco Agudo Romão Filho, 134, no bairro Solo Sagrado, bastante próximo da sede da própria instituição, que fica na rua Janete Aparecida Fernandes, 559.
De acordo com a entidade, a solenidade simboliza o início da construção, seus princípios e valores e o compromisso de todos envolvidos com o projeto voltado ao público idoso.
A Casa Lar, modalidade proposta, é uma forma de institucionalização, porém tem a característica física e estrutural de residência, composta por um grupo menor de idosos, o que impacta menos ao pensar em institucionalização, que muitas vezes vem com uma série de estigmas e o vislumbre da debilidade dos outros idosos, o que arremete ser esse o seu futuro.
Os atendimentos serão para idosos graus I e II, ofertando atividades que insiram o idoso na vida comunitária com participação contínua na sociedade, fortalecimento de vinculo intergeracional e engajamento social, evitando as situações de isolamento, ou seja, a construção de um novo lar, a continuidade do que já era vivenciado de contato com o externo.
“Foi estrategicamente pensada a construção da Casa Lar próxima à sede da OSC com o objetivo de inserção destes Idosos nas atividades já existentes, principalmente as relacionadas às crianças, que irá contribuir para que o idoso se sinta reinserido em uma nova perspectiva de vida e integrado a uma nova família”, pontua Fabiana Cristina Basílio, presidente da entidade.
Na visão da gestora, a interação entre crianças e idosos que já ocorrem nas atividades da Paulo de Tarso e visitas que já foram realizadas nas instituições de atendimentos trouxe muitos benefícios, por gerar a alegria nos idosos e cuidados das crianças com os mesmos.
Segundo Fabiana, esse ideal da Paulo de Tarso existia há anos, mas somente agora foi possível direcionar esforços para esse objetivo, tendo em vista que a instituição está mais estruturada e compreendendo melhor as necessidades técnicas. “Estamos confiantes que será concretizado.”
HISTÓRICO
Depois de conhecer o projeto, o prefeito Padre Osvaldo (PL) fez a sugestão da área, já que a associação buscava local próximo à sua sede, e acompanhou o processo de cessão, que foi conduzido por vários servidores que colaboraram para que tudo acontecesse.
A prefeitura cedeu a área em 24 de junho para a construção, depois o engenheiro Antônio Augusto Frigério, que já vinha cuidando do projeto, providenciou os ajustes e regularização. Em 5 de novembro foi emitido o alvará para construção, viabilizando a pedra fundamental no local, que marca a existência do novo projeto e o início da busca por recursos para a obra.
Autor