Associação Cultural Filhos da Lua gradua 29 alunos em Novais
O 1º Batizado e Troca de Graduações contou com a participação de capoeiristas de toda a região e de outros estados
Foto: DIVULGAÇÃO - Ao todo, 29 alunos participaram do evento realizado em Novais e cerca de 250 pessoas estavam presentes
Por Stella Vicente | 28 de setembro, 2022
 

A Associação Cultural Filhos da Lua, que é especializada na prática de capoeira, realizou no domingo, dia 25, o 1º Batizado e Troca de Graduações do núcleo de Novais. Presente há três anos na cidade, a Filhos da Lua ministra aulas de capoeira para toda a comunidade, trazendo a arte e cultura da capoeira de forma didática.   

O evento foi organizado pelo mestrando Ferro, juntamente com a diretoria da associação e seus professores. Durante a celebração, os alunos mostraram suas capacidades aprimoradas e adquiridas ao longo dos treinos, além de ganharem um cordão que simboliza o batizado e trocarem para uma graduação maior.  

Juliana Rosa, que faz parte da diretoria da associação, relata que participaram do evento 29 alunos, sendo que estiveram presentes cerca de 250 pessoas no local, entre elas o prefeito Paulinho Cesar Dias Pinheiro, o Paulinho da Dengue. O mestre da Filhos da Lua, João Parafuso e mais 25 mestres e professores da região e de outros estados, assim como alunos de Pindorama, Paraíso, Embaúba e seus familiares, também marcaram presença.  

“Tivemos a roda de mestres, de professores, dos alunos para pegar a graduação e depois um almoço servido pela prefeitura, servido a todos os presentes que estavam prestigiando o evento”, descreve Juliana.  

Uma das alunas do projeto em Novais, Gabriela Soares dos Santos, de 16 anos, faz parte do grupo desde 2020 e para ela é uma alegria participar das aulas e ver o apoio mútuo entre os alunos.  

“Meu interesse pela capoeira surgiu de uma forma muito espontânea, porque sempre fui uma criança que gostava de praticar esporte. Eu conhecia pessoas que praticavam capoeira, então eu estava sempre perto vendo os treinos, as rodas e a galera jogando. Quando eu descobri que iam ter aulas no município eu falei na hora que ia começar treinar”, conta a capoeirista.  

Para Gabriela, o esporte já se tornou parte de sua vida e significa união, luta, amor e família. Foram três anos de altos e baixos, por conta da pandemia, onde precisavam treinar pela tela do celular, o que não era fácil, segundo a jovem.  

“Mas o dia chegou, a gente teve nosso primeiro batizado. Eu batizei, a minha primeira graduação foi o cordão verde escuro. Também fui madrinha de três meninas e uma das que eu amarrei o cordão foi minha irmã, o que me deixou muito orgulhosa e feliz. Vamos nos preparar para o próximo, treinar mais para que seja ainda melhor. Foi um sentimento único”, exalta Gabriela.  

COMO FAZER  

Aos interessados em participar das ações oferecidas pela Associação Cultural Filhos da Lua em Novais, é preciso procurar o Cras para fazer a inscrição. Feito isso, a pessoa está liberada para iniciar a prática de capoeira. As aulas acontecem às quartas-feiras, às 19 horas, e aos sábados, às 10 horas. 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca fazem show solidário em prol do HB
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Prefeitura de Bebedouro abre concurso público com 78 vagas
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Educação 4.0 é tema de encontro em Rio Preto nesta terça-feira