![](https://oregional.com.br/media/noticias/049b5d713868349da04ab2e8ab126d4f.jpg)
Os integrantes da Associação Apoio ao Estudo vão se encontrar neste sábado, 15, a partir das 8h50, para a primeira reunião geral de 2025. A atividade será no auditório do Senac Catanduva. A entidade criada pelo juiz Wagner Ramos de Quadros nasceu da convicção de que a educação é o melhor caminho para transformar vidas e construir uma sociedade mais equilibrada e justa.
“Foi com essa premissa, essa crença, que nós resolvemos investir na criação de oportunidade para que as pessoas pudessem ter acesso a um estudo de melhor qualidade”, explica Quadros, se dizendo surpreso com a demanda detectada. “Nós temos vários estudantes, tanto crianças como adolescentes, com superdotação e altas habilidades. Nós não sabíamos dessa realidade.”
Ele revela que a intenção é, com o tempo, criar um centro de atenção a crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação em Catanduva. Mas esse ainda é um plano futuro. “Ao final deste ano a associação vai completar só o segundo ano de vida. O desenvolvimento dela tem sido bastante rápido, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo”, reconhece.
Na reunião geral deste sábado, será feita prestação de contas e apresentados projetos e planos para este ano. Também será uma oportunidade de confraternização e, por isso, os participantes poderão levar algo para comer ou beber, de forma voluntária. A intenção é reunir diretores, voluntários, pessoas apoiadas, representantes de instituições de ensino parceiras e autoridades.
“A sociedade estará reunida para se informar a respeito desse movimento que é revolucionário. Ele abraça toda a sociedade olhando principalmente as pessoas que mais precisam e interferindo no tema da educação para dar uma contribuição para que a educação realmente se transforme naquele instrumento efetivo e eficiente para transformar vidas, melhorar a sociedade.”
O tema geral do encontro será Direito e Vulnerabilidades, unindo o estudo do Direito com a consideração das necessidades sociais, especialmente do tema das vulnerabilidades.
ATUAÇÃO
A ação mais conhecida da Associação Apoio ao Estudo é a parceria com instituições de ensino para viabilizar a concessão de bolsas de estudo. Outra vertente é o estímulo à reflexão sobre a própria educação. Num evento inédito, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Dialógico sobre Educação – e a segunda edição será em abril, tendo as escolas técnicas como tema central.
“A associação não se limita a esse trabalho importante de conseguir bolsas de estudo. Também pode disponibilizar reforço escolar, escolar, material didático, ajuda de custo para diversas despesas relacionadas ao estudo, como transporte, uniforme e até alimentação, oferecer orientação pedagógica e psicológica, bem como atendimento médico”, resume Quadros.
População pode fazer doações
A Associação Apoio ao Estudo arrecada itens que podem ser revertidos às crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade atendidos pela instituição. A população pode contribuir com a doação de uniforme e material escolar, roupas, calçados, acessórios, itens domésticos, livros paradidáticos e brinquedos. O telefone para informações é 17 97400-3859.
As doações podem ser entregues na sede da associação, que fica na rua Alvorada do Sul, 77, na Vila Engrácia. Também é possível doar em dinheiro para o pix tipo CNPJ 54.936.077/0001-05.
Autor
![](https://oregional.com.br/media/autores/4189d6664c91b7d2e294d6b40438f422.jpg)