A Associação Apoio ao Estudo, organização filiada à Arcos, realizou evento comemorativo do seu primeiro ano de fundação, no sábado, 12. O aniversário foi celebrado no auditório do Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre apoiados e familiares, voluntários, simpatizantes, empresários e representantes de instituições de ensino.
O presidente da entidade, Wagner Ramos de Quadros, enfatizou que o encontro comemorou não apenas o aniversário, mas também as realizações da instituição e as conquistas das pessoas apoiadas, e observou que o sentimento principal era o de gratidão, especialmente às instituições parceiras, mantenedores e voluntários.
Foram feitas especiais menções de agradecimento aos colégios São Mateus, Catanduva, Ressurreição, Jesus Adolescente, Interativo, XI de Agosto (Santa Adélia) e à Unifipa.
“Todas essas prestigiosas instituições de ensino concederam bolsas de estudo a dezenas de crianças, adolescentes e jovens adultos, cujas vidas têm sido transformadas pelas oportunidades de estudo proporcionadas pelo Apoio ao Estudo”, enalteceu Quadros.
O evento também contou com emocionantes depoimentos de pais e mães dos estudantes, bem como de jovens adultos, como a Aninha, que se prepara para o curso de Medicina, Agatha, que concluiu o ensino médio como bolsista do Colégio Ressurreição e já está cursando Direito na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), e Iara, que concluiu o Tecnólogo em RH da Unifipa.
Segundo Quadros, também houve menção aos casos de crianças e adolescentes apoiados pelo projeto que apresentam condições de altas habilidades/superdotacão.
“Ao contrário do que alguns podem imaginar, a vida de um superdotado não é mais fácil, especialmente quando ele nasce em uma família mais humilde materialmente, porque muitas vezes ele não tem condições propícias ao desenvolvimento das suas potencialidades. E o Apoio ao Estudo, atento a essa realidade, tem buscado a assessoria de pessoas qualificadas, e conta atualmente com profissionais das áreas da Psicologia e Pedagogia”, pontua o presidente.
Atualmente, o projeto beneficia 30 pessoas, entre os quais vários bolsistas. “É que em alguns casos os apoios são diferentes, não por bolsas de estudo. Há algumas pessoas para quem pagamos integralmente as mensalidades de faculdades, por exemplo. Há estudantes para quem damos auxílio financeiro para alimentação e transporte. E há estudantes cujas famílias apoiamos com necessidades básicas como alimentos”, completa.
A Associação Apoio ao Estudo realiza as suas ações a partir de parcerias com instituições de ensino e doações de pessoas físicas e jurídicas. Os interessados em contribuir com o trabalho transformador de vidas e da sociedade podem chamar pelo WhatsApp 17 99147-3510.
Autor