A Política de Assistência Social de Santa Adélia entregou kits de higiene na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Honorato Bertolo, através do Programa “Higiene Menstrual”. Este é o terceiro ano consecutivo do projeto.
Segundo a secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa, que realizou a entrega juntamente com a coordenadora do Cras, Cristiane Raydan, o kit contém absorvente, papel higiênico, sabonete, entre outros itens. Além da entrega, elas também conversaram com as adolescentes sobre o tema.
“O programa tem por objetivo promover informação sobre a saúde de higiene menstrual e acesso às políticas públicas, ações educativas e insumos de higiene e saúde menstrual”, informou a secretária do Bem-Estar Social.
A secretária e a coordenadora também falaram sobre o Programa Dignidade Menstrual, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal. O programa é para todas as pessoas que menstruam, tanto brasileiras como estrangeiras que tenham entre 10 e 49 anos, considerada como idade fértil.
Para participar, é preciso estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ter um CPF válido e se enquadrar em uma das seguintes situações: estar matriculada em escola da rede pública de ensino e ser de baixa renda (meio salário mínimo); ou estar em situação de vulnerabilidade social extrema, a pessoa ou a família (com renda mensal até R$ 218,00); ou estar em situação de rua.
“Entregamos um panfleto informativo sobre o programa, como elas podem conseguir esse benefício e onde retirar aqui em Santa Adélia. Mas qualquer dúvida, a Secretária do Bem-Estar Social está à disposição de toda a população”, finalizou Jucieli.
Autor