O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) assinou a parceria público-privada, a chamada PPP, para modernização da iluminação pública da cidade. O ato contou com a presença do gestor de gabinete, Fernando Martins de Sá, e o engenheiro Tales Massari Reis, representante do consórcio contratado, FB Luz S.A., que irá gerenciar a operacionalização dos serviços.
A parceria visa proporcionar eficiência e qualidade dos serviços referentes à iluminação pública, sem custo adicional ao munícipe. O contrato prevê a troca de 22 mil pontos de lâmpadas comuns por outras de led, que são mais econômicas e eficientes. A empresa também deverá executar a expansão de redes em locais onde ainda não há iluminação pública.
O consórcio também ficará responsável por atender chamados referentes à manutenção, conforme padrões estipulados em contrato. As solicitações precisarão ser atendidas e os serviços finalizados dentro de prazos, entre 24h e 48h, dependendo de cada situação.
A parceria inclui também a instalação de uma linha 0800 para atendimento telefônico gratuito à população. Outra vantagem é a implantação de aplicativo via celular para que o munícipe possa informar a falta de iluminação ou acionar serviços.
“É uma grande conquista para toda a população. A empresa terá suas responsabilidades. A Prefeitura, como órgão gestor, estará ao lado dos munícipes e fiscalizando a eficiência dos serviços”, ressalta Padre Osvaldo. “Esse contexto trará agilidade na prestação de serviço, melhoria considerável na iluminação, mais segurança, mais qualidade de vida aos munícipes”.
Os estudos em torno do projeto da PPP se estenderam por quase dois anos. O resultado, segundo o gestor de gabinete, Fernando Martins de Sá, representa um marco, na configuração de 1ª PPP do interior paulista. “O trabalho foi árduo, muito estudo jurídico, técnico e de campo. Por consequência, atingimos nosso objetivo e temos a PPP concretizada, atingindo meta do nosso governo. Sem dúvida, um avanço no quesito prestação de serviço público”, destaca.
O contrato com duração de 23 anos foi firmado entre a Prefeitura de Catanduva e a FB Luz S.A., de Catanduva, consórcio formado entre as empresas FBS e Brasiluz para o processo da licitação. A partir da homologação do contrato, a terceirizada já iniciou a verificação das instalações na cidade para elaboração do seu plano de ação. “Esperamos que a parceria e o trabalho tragam o retorno que o munícipe espera”, frisa o engenheiro Tales Massari Reis.
Autor