Árvore da Vida: símbolo de esperança na Quimioterapia do HCC
Entrega da obra foi marcada por momento especial e inesperado para a própria autora, Victória Marques Serpa
Foto: Divulgação/FPA - Obra de arte enfeita o ambiente e oferece conforto e encorajamento aos pacientes
Por Da Reportagem Local | 16 de agosto, 2024

Na tarde de 14 de agosto, os corredores do Serviço de Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) ganharam novo símbolo de esperança e fé: a Árvore da Vida. Criada pela artista Victória Marques Serpa, conhecida como Vica da @artedavica, a obra agora se torna parte viva do processo de tratamento dos pacientes.

A cada novo começo de quimioterapia, os pacientes terão a oportunidade de carimbar suas digitais na árvore, transformando a tela em testemunho coletivo de força e resiliência.

A entrega da obra foi marcada por momento especial e inesperado para Vica. Durante a cerimônia, seus pais, Márcia Amada Matsuda e Valdir Marques da Silva, fizeram visita surpresa. Valdir, que recentemente iniciou seu próprio tratamento oncológico, deixou sua digital na criação da filha, em gesto que uniu ainda mais a família em torno da luta contra o câncer.

Marco Antonio Carretel, paciente de Catanduva, foi o primeiro a deixar sua marca na Árvore da Vida do HCC. Sua digital agora estará para sempre na obra, que não só enfeita o ambiente, mas também oferece conforto e encorajamento aos que enfrentam o árduo caminho do tratamento.

A gerente de Marketing da Fundação Padre Albino, Maria Cândida Gil Fernandes Vitral, falou em nome de toda a equipe do hospital. "Quero expressar nosso profundo agradecimento a querida Victória por sua generosidade e sensibilidade ao criar a Árvore da Vida para o hospital. Cada digital que será colocada nessa árvore não só marca o início de uma jornada de tratamento, mas também a força, a esperança e o espírito resiliente de cada um dos nossos pacientes”.

Ela reforçou que o quadro reflete o compromisso com a humanização e o cuidado. “Ele se tornará o símbolo de acolhimento, onde cada paciente poderá sentir que não está sozinho, que faz parte de uma grande família que luta junta. Obrigada por trazer mais vida e esperança para nossa Quimioterapia", completou. 

A entrega da tela foi celebrada com café especial, decorado com a temática "Árvore da Vida", preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HCC. As equipes de Quimioterapia, Psicologia, Enfermagem, Humanização e Marketing também participaram do evento.

“A Árvore da Vida é mais que obra de arte; é testemunho vivo da luta, da esperança e da fé de cada paciente que passa pelo hospital. E, a partir de agora, cada nova digital adicionada à tela será uma lembrança de que ninguém enfrenta essa batalha sozinho”, pontuou a coordenadora de Enfermagem, Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci