Artistas de Rio Preto oferecem mentoria para projetos de arte e cultura
Iniciativa é das produtoras e atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri e viabilizada pela Lei Nelson Seixas
Foto: Divulgação - Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri são produtoras e atrizes da companhia Cênica
Por Da Reportagem Local | 06 de outubro, 2023

Tem um projeto guardado na gaveta esperando abrir a inscrição para o próximo edital de fomento à arte e à cultura? Já tentou várias vezes e não conseguiu ser contemplado? Quando lê um edital fica com muitas dúvidas? Estão abertas até segunda-feira, dia 9, as inscrições para a Mentoria de Projetos Artístico-culturais, coordenada pelas produtoras e atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri, integrantes da companhia Cênica, de São José do Rio Preto.

A atividade acontece ao longo deste mês, através da Lei Nelson Seixas, da Prefeitura de Rio Preto. Serão realizados três encontros presenciais de orientação voltada a projetos de arte e cultura já escritos, quase finalizados ou em fase de execução. Podem participar artistas, estudantes e grupos, com responsáveis a partir dos 18 anos. As inscrições são gratuitas, via formulário online. Os projetos devem ser enviados no ato da inscrição, apontando dúvidas e necessidades.

A partir de seus saberes e práticas acerca do processo de elaboração, produção e execução de projetos artístico-culturais, as artistas irão analisar, fornecer devolutivas e buscar sanar eventuais dúvidas referentes às propostas.

Os encontros de orientação acontecem na Sede Cênica, no Jardim dos Seixas. Dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, das 8 às 13 horas, serão realizadas conversas individuais com os responsáveis por cada projeto. Já no dia 28, sábado, na mesma faixa de horário, haverá encontro coletivo ou encontros individuais, de acordo com a demanda da totalidade dos projetos.

Durante a jornada, serão apreciadas questões como a estrutura do projeto a partir dos campos exigidos em editais, organização textual, coerência e viabilidade logística e financeira.

São oferecidas vagas para 15 projetos. Caso o número de inscrições ultrapasse o de vagas, as orientadoras farão uma seleção, tendo em vista aqueles com os quais possam contribuir mais efetivamente e, em segundo lugar, aqueles que envolvam maior número de pessoas. A pessoa responsável pela inscrição de cada proposta receberá um retorno por e-mail até 13 de outubro.

“Trata-se de uma ação, inédita em Rio Preto, de compartilhamento e troca de saberes e fazeres que buscará contemplar, diretamente, de modo personalizado e prático, necessidades específicas de artistas e grupos que decidiram se aventurar na seara da elaboração e da produção de seus projetos, de modo a contribuir para que conquistem avanços efetivos no sentido de sua autonomia e manutenção enquanto artistas atuantes em nossa cidade”, consideram as artistas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado