Artista plástica tem obras expostas na Espanha e Portugal
Iara Mazinini Rosa utilizou telas em aquarela em sua primeira incursão internacional; ela também vai expor na França
Foto: Arquivo Pessoal - Iara Rosa formou-se em Artes Visuais, possui ateliê em Catanduva e dá aulas de desenho
Por Guilherme Gandini | 21 de maio, 2023

A catanduvense Iara Mazinini Rosa, 32 anos, colocou suas obras na vitrine internacional. Ela terá uma tela de sua autoria exposta na Espanha e em Portugal, ao longo deste mês, e vai expor outro trabalho na França, em novembro. Artista visual por formação, Iara expõe seus projetos em galerias virtuais do Brasil e do exterior, e agora celebra as novas oportunidades.

Em sua primeira investida na Europa, a artista plástica utilizou telas em aquarela, técnica que pode ser vista em outras obras em seu ateliê, ao lado da pintura acrílica e peças em cerâmica. A imagem exposta nos três países não será a original, mas uma fotografia dos quadros.

“Gosto muito de representar imagens que me dão aflição de alguma maneira. Nas primeiras telas, que são as que serão expostas, essa aflição é bem sutil. Mas hoje em dia eu deixo mais explícito e também passei a utilizar mais o preto junto com as cores neon que coloco em toda tela”, descreve Iara, que também ministra aulas de desenho na cidade.

No seu caso, o gosto pela pintura não surgiu na infância, pelo menos não com alguma seriedade, lembra. “Não fui aquela criança que sempre quis aprender a desenhar. Gostava, sim, de mexer com tinta e me sujar, mas não tinha essa vontade de aprender técnicas de desenho e pintura.”

Iara voltou a desenhar quando decidiu prestar vestibular de artes. Fez aulas com seu tio, Roberto Mazinini, artista plástico de renome na cidade. Depois, formou-se em Artes Visuais e fez pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade de Franca.

“Durante a faculdade estagiei no Laboratório de Artes de Franca, onde aprendi a montar exposições de artistas, montar acervos e conheci trabalhos de gravuristas e aquarelistas da região, fazendo com que sentisse prazer e sentido de fazer parte daquele espaço. Depois de formada voltei para cá e montei meu ateliê onde trabalho até hoje”, resume a artista.

A exposição na Galeria Galleryspt, em Madrid, Espanha, começou na quarta-feira, 17, e será encerrada neste domingo, 21. A realização e a curadoria são da Eurart e a produção internacional por Galpão Eurarts. A próxima será em Marinha Grande, Portugal, de 27 a 31 de maio, também na Galleryspt, compondo a 3ª Bienal Internacional de Arte, com artistas do Brasil e da Europa.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios