Artesp fiscaliza 1,4 mil veículos de transporte intermunicipal em setembro
Ação que verificou itens de segurança, documentação e condição dos veículos resultou em 253 autuações
Crédito: Divulgação/Artesp - As ações resultaram em 253 atuações, 38 notificações, 24 retenções e 44 remoções ao pátio
Por Da Reportagem Local | 10 de outubro, 2023

A Artesp, responsável pelo gerenciamento do sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros no Estado de São Paulo, vistoriou 1.433 veículos nas operações realizadas durante o mês de setembro em 66 municípios. As ações resultaram em 253 atuações, 38 notificações, 24 retenções e 44 remoções ao pátio.

Catanduva foi um dos municípios onde a ação foi realizada, assim como nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cabrália Paulista, São José do Rio Preto, Lins, Atibaia, Águas de São Pedro, Capivari, Andradina, Mairinque, Araras, Barueri, Itatiba, Agudos, Ribeirão Preto, Campinas, Itupeva, Brodowski, Capão Bonito, Cotia, Pedreira, Monte Aprazível, São Carlos, Itapevi, São João da Boa Vista, Buri, Ourinhos, Sumaré, Boituva, São José dos Campos, Franco da Rocha, Jundiaí, Cubatão, Juquiá, Valinhos, Franca, Sorocaba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Cordeirópolis, Nova Independência, Serra Negra, Limeira, Bauru, Cedral, Itapetininga, Rio Claro, Registro, Jambeiro, Caraguatatuba, Barretos, Nova Odessa, Sertãozinho, Maracaí, Cajamar, Piracicaba, Pirassununga, São Simão, Araraquara, José Bonifácio, Mairiporã, Presidente Venceslau, Neves Paulista, Assis e Palmital.

Durante as operações, os fiscais verificam o cumprimento das obrigações legais pelas empresas autorizadas a prestar o transporte intermunicipal de passageiros e atuam para coibir o transporte clandestino ou irregular.

Os agentes da Artesp observaram, entre outros itens, a documentação dos veículos, o cumprimento de horários de partida pelas empresas, itens de segurança e demais elementos obrigatórios dos veículos.

“Nosso principal objetivo é garantir uma viagem segura e tranquila aos passageiros que utilizam o transporte intermunicipal.” explica Luis Carlos Moraes Caetano, Superintendente da Diretoria de Procedimentos e Logística (DPL) da ARTESP. “Com as ações, além de monitorar o transporte regulamentado, conseguimos coibir o transporte clandestino, que traz riscos a quem o utiliza”, explica Luis.

Dentre os principais motivos de autuações durante as ações realizadas em setembro estão o atraso na realização de viagem por culpa da transportadora; não portar declaração de vistoria válida; falta ou defeito em equipamento obrigatório; empresa cadastrada para o serviço de fretamento realizando venda individual de passagens, entre outros.

As blitzes fazem parte das fiscalizações que a Artesp realiza periodicamente para garantir que os veículos estejam de acordo com as normas estabelecidas, proporcionando uma viagem mais confortável e segura aos passageiros. Além das operações nas rodovias e nos terminais rodoviários, as garagens das empresas de ônibus cadastradas junto à Agência também passam por vistorias constantes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Show com Sidney Magal é atração na Praça da Matriz neste sábado
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Parque do Aeroporto recebe vagão de passageiros histórico do Arca
Por Stella Vicente | 03 de maio de 2024
Cantor Ralf é atração no Clube de Tênis Catanduva no dia 11 de maio