A Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social reuniu representantes de entidades assistenciais, empresários e autoridades, na quinta-feira, 15, para lançar a campanha Desafio de Natal 2024. Em sua 6ª edição, a iniciativa busca fortalecer o espírito de fraternidade, divulgar o trabalho da Arcos e suas filiadas, além de arrecadar recursos para manutenção das mesmas.
De acordo com o juiz Wagner Ramos de Quadros, diretor de Relações Institucionais da Arcos, a campanha existe desde a fundação da Arcos, em 2018, e busca enfatizar à sociedade a proposta e ideal da fraternidade, estimulando a empatia e a compaixão entre as pessoas.
“A gente deve tratar o próximo, quem quer que seja, onde quer que seja, como um irmão, um efetivo irmão de sangue, ou seja, com empatia, com compaixão, com interesse real. A fraternidade é a essência da ação de todas as organizações filiadas à Arcos. Então, a campanha Desafio de Natal tem como primeiro fundamento a fraternidade”, ressalta Quadros.
O segundo objetivo detalhado por ele é o de informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Arcos, o que realiza, o que busca, e divulgar a ação de todas as organizações filiadas a ela. “Já a terceira razão e finalidade da campanha é captar recursos financeiros para dar suporte material para as organizações, pois elas lutam com grande dificuldade para prosseguir suas atividades.”
A partir desse tripé de princípios e bases é que, segundo Quadros, as ações da campanha Desafio de Natal são realizadas no segundo semestre do ano. “Damos entrevistas, realizamos eventos, fazemos contato com empresas e instituições parceiras para que, todos juntos, consigamos atingir essas três finalidades da campanha Desafio de Natal”, indica o diretor.
AÇÃO ENTRE AMIGOS
Para captar recursos, o Desafio de Natal envolve uma ação entre amigos – uma rifa que é oferecida a todas as organizações filiadas para venda de números, mas também há outras fontes, como doações e o Almoço de Natal, que poderá ter sua segunda edição este ano. A meta é alcançar em torno de R$ 200 mil para dividir entre as instituições no início do próximo ano.
Quem adquirir a rifa concorrerá a uma motocicleta zero km. Além disso, Quadros diz que todas as pessoas físicas e jurídicas e instituições que reconhecem a importância do trabalho e quiserem contribuir, podem entrar em contato com a Arcos. “Qualquer doação é muito bem-vinda e muito necessária. Além disso, as pessoas podem manifestar o desejo de fazer trabalho voluntário”, diz.
Autor