A Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social iniciou campanha ambiental com ação simbólica realizada em fevereiro, junto à cerimônia que marcou a cessão de uso de prédio público da Vila Engrácia, que será transformado na sede da entidade após reforma. Naquela ocasião, uma muda de árvore foi plantada na calçada pelas autoridades e outras lideranças.
Depois, numa segunda etapa, foram plantadas nove mudas de árvores na rua Cambé, no mesmo bairro. “Foram dez mudas de árvores e esse é um processo lento, mas permanente e contínuo de falar, provocar reflexão, compartilhar informações, fazer ações concretas de arborização”, pontua o diretor de Relações Institucionais da Arcos, Wagner Ramos de Quadros.
A Arcos inicia neste mês de junho a terceira fase de sua campanha. O trabalho será feito em duas etapas: a primeira foi realizada neste sábado, 1º de junho, com plantio de 18 mudas na avenida Palmares Paulista, e a próxima será no dia 8, perto da EMEI José Lahud Cury, no Jardim Belém.
A ação do próximo sábado marcará a Semana Municipal do Meio Ambiente e envolverá os alunos da escola municipal e também seus pais. Depois caberá à unidade de ensino motivar as famílias a cuidarem dessas mudas para que elas cresçam em segurança.
As plantas nativas escolhidas para as atividades de junho foram o ipê branco, jacarandá mimoso, oiti, aroeira pimenteira, bauhinia e jambo-rosa, doadas pela Usina Tietê. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
“A Arcos considera que a questão ambiental é fundamental para ser despertada cada vez mais na comunidade. A gente vai procurar gradativamente envolver as pessoas, fazer campanhas, conscientizações em todas as temáticas que dizem respeito ao meio ambiente”, pontua o presi-dente da Arcos, Nilton Marto Vieira da Cruz.
A intenção, segundo ele, é despertar nas pessoas a importância de cuidar da arborização urbana e fazer podas adequadas quando necessário. “Quanto mais árvores a gente tiver no ambiente urbano, melhor fica a questão climática, a temperatura e o conforto térmico”, completa.
Autor