Depois de plantar 28 mudas de árvores, a partir de parcerias recentes, a Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social realizará mais uma ação ambiental nesta sexta-feira, 7 de junho, no encerramento da Semana do Meio Ambiente. Desta vez, a iniciativa vai envolver alunos e pais da Escola Municipal José Lahud Cury, do Jardim Belém, para plantio de mais 20 mudas.
“O evento será ainda mais especial, porque as árvores serão plantadas ao redor da escola, cuja diretora, Letícia Tavares, propôs que as crianças e pais poderiam participar. Assim, o Terceiro Setor, apoiado pelo poder público e pelo empresariado, cumpre o seu papel em defesa do interesse público da defesa da natureza”, celebra o diretor da Arcos, Wagner Ramos de Quadros.
Ele frisa que a atividade tende a gerar impacto positivo na consciência das pessoas, sobretudo das crianças, sobre a emergência de se atuar pela construção de um mundo melhor para todos.
Para a diretora Letícia Tavares Biagi, da escola José Lahud Cury, a proposta de plantio feita pela Arcos complementará o trabalho educativo feito ao longo desta Semana do Meio Ambiente, que incluiu abordagens sobre o tema em sala de aula e oficina com materiais recicláveis.
“Achei excelente a ideia do plantio, porque as crianças já estavam vivenciando experiências nesse sentido, dentro da sala de aula, e acho que vai dar muito certo, porque eles terão a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo, contribuindo para a formação deles enquanto cidadãos e agentes do cuidado que há de se ter com o meio ambiente”, ressalta a educadora.
O projeto ambiental iniciado pela Arcos em fevereiro, com o primeiro plantio em frente ao prédio que será transformado na sede da entidade, na Vila Engrácia, teve prosseguimento com mais nove mudas planadas na rua Cambé e 18 na av. Palmares Paulista, ambas no mesmo bairro.
A campanha abordará outras vertentes dentro da questão ambiental, mas a arborização urbana foi estabelecida como o primeiro passo. As ações feitas até agora tiveram apoio da Prefeitura de Catanduva e da Usina Tietê, que tem contribuído com a doação das mudas.
“A Arcos considera que a questão ambiental é fundamental para ser despertada cada vez mais na comunidade. A gente vai procurar gradativamente envolver as pessoas, fazer campanhas, conscientizações em todas as temáticas que dizem respeito ao meio ambiente”, pontua o presidente da Arcos, Nilton Marto Vieira da Cruz.
O plantio de mudas no entorno da EMEI José Lahud Cury será feito em duas etapas: às 9h e às 15h30, para envolver as crianças dos dois períodos letivos. Toda a comunidade poderá acompanhar a atividade. A escola fica na rua Araraquara, 767, no Jardim Belém.
Autor