Catanduva será palco de um espaço de escuta ativa, reflexão e construção coletiva em prol dos direitos das mulheres. No dia 25 de agosto, a Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social e a OAB Catanduva realizarão o 1º Fórum da Mulher – Direitos, Vulnerabilidades e Políticas Públicas, a partir das 8 horas, no Clube de Tênis Catanduva.
Serão discutidos temas como a saúde integral e mental, violência de gênero e mecanismo de proteção, mercado de trabalho, moradia, maternidade solo, direitos trans e políticas públicas inclusivas, desigualdade econômica social e propostas concretas para políticas efetivas e humanizadas.
O evento tem objetivo de analisar e propor ações voltadas à defesa e efetivação dos direitos das mulheres em Catanduva, considerando suas múltiplas vulnerabilidades sociais, econômicas, físicas e psicológicas. Ainda busca ampliar a conscientização, fortalecer redes de apoio e dar visibilidade às diferentes realidades.
O público-alvo são todas as mulheres da sociedade civil, mães solos, mulheres com experiência em saúde mental, vítimas de violência e todas as pessoas e instituições comprometidas com a equidade de gênero. O convite é extensivo às entidades públicas e privadas, ONGs, coletivos, conselhos, movimentos sociais, profissionais e estudantes interessados na temática.
A participação é gratuita e aberta ao público, com certificado de participação para quem registrar presença. O link de inscrição está disponível no Instagram da Comissão Aurora (@auroracomissao), que une OAB e Arcos e é responsável pela organização do evento.
PREPARAÇÃO
A primeira reunião de construção coletiva do 1º Fórum da Mulher de Catanduva foi realizada na quinta-feira, 30 de julho, com escuta e troca de ideias. Participaram integrantes da OAB e mulheres que atuam no terceiro setor, representando diferentes causas, territórios e vivências.
COMISSÃO AURORA
Fruto de parceria entre a Arcos e a OAB Catanduva, a Comissão Aurora tem o objetivo de promover debates e ações que envolvam direitos e vulnerabilidades sociais, tendo como propósito o fortalecimento das políticas públicas e privadas voltadas às mulheres.
“Queremos construir um espaço de diálogo, articulação e propostas concretas, que reflitam as reais necessidades das mulheres do nosso município e região. Estamos apenas começando, mas com a certeza de que quando nos unimos, avançamos”, indica a comissão, em nota.
Autor