A Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social celebra neste domingo, dia 7, seis anos de existência. A data comemorativa faz parte da programação da 3ª Jornada do Terceiro Setor de Catanduva e Região, promovida pela própria instituição, que teve início no último sábado, dia 6, mas que contará com diversas ações sendo promovidas até quarta-feira, 10 de abril.
Hoje, pela manhã, acontece a celebração do aniversário com posse da nova diretoria, no Pub do Clube de Tênis, com apresentação dos músicos da Orquestra do Instituto Federal de Catanduva.
Na segunda-feira, dia 8, às 20 horas, está previsto o lançamento da parceria com o Imes Catanduva, na sede da instituição de ensino. Estarão presentes o diretor Paulo Marques, a coordenadora do curso de Psicologia Adriana Pagan Tonon e o presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros.
No dia 9, haverá programação pela manhã e também à noite. Às 9 horas, na Etec Elias Nechar, será apresentada a palestra “Inclusão social: inserção no mercado de trabalho e as questões a serem superadas no ambiente de trabalho”, com Francisco Rodrigues Neto, mestre em Educação, autor do livro “Direitos e garantias às pessoas com deficiência: a atuação do poder público no processo de inclusão”, que atua como consultor em Inclusão e Acessibilidade.
Às 19 horas, no Auditório do Hospital Mahatma Ghandi, haverá o Encontro das Comunidades Terapêuticas, onde serão discutidos o cenário atual, desafios, melhorias e busca de fortalecimento. Devem participar as seguintes organizações: Comunidade Terapêutica Lírio dos Vales, Associação Recomeçar de Catanduva, Caritas Diocesana de Catanduva e Associação São Paulo Apóstolo da Providência de Deus.
Por fim, na quarta-feira, 10, a programação será na Sala dos Espelhos da Unifipa, a partir das 19h30. Simone Mayra Fernandes, Mariana Gisse Pinto e Lidiane Ferrari Botteon promovem o painel “Diagnóstico de autismo no século XXI: TEA nível de suporte I os desafios nos diferentes contextos”.
FALA DO PRESIDENTE
Wagner Ramos de Quadros, presidente da Arcos, destaca que, além de todo o trabalho social promovido pelas organizações filiadas, a Arcos entende que é muito importante o conhecimento, o estudo, a reflexão e o debate sobre todas as questões relativas às pessoas em situações de vulnerabilidade.
“A jornada do terceiro setor representa uma oportunidade que a Arcos cria para a cidade, para a sociedade, para refletir sobre esse mundo do terceiro setor, como, por exemplo, a questão das comunidades terapêuticas, dependência química, do meio ambiente e o que a gente pode fazer, qual é a nossa responsabilidade”, pontua.
Para ele, é importante entender como a sociedade pode atuar referente essas e outras questões, de forma a atuarem socialmente de forma eficaz, evoluindo, aprendendo e convivendo com outras pessoas.
“Neste ano, a Jornada do Terceiro Setor tem alguns ingredientes muito importantes, como, por exemplo, o 6º aniversário da Arcos, quando a nova diretoria eleita vai tomar posse, com uma nova proposta e outras ambições no sentido de realizar cada vez mais, de inovar, aproximar as pessoas, instituições, o setor público e o setor do empresariado para trabalharem juntas para uma sociedade melhor para todos”, diz Quadros, convidando a todos a comparecerem nas atividades da jornada.
Autor