Arcos apresenta exposição de fotos ‘Olhar Voluntário’ na Estação Cultura
Trabalho foi feito pela fotojornalista Camila Mendonça da Silveira em visitas a 44 instituições filiadas à associação
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Fotos ocuparam corredor de entrada do salão social do Clube de Tênis em agosto
Por Guilherme Gandini | 09 de dezembro, 2022

Fotos produzidas pela fotojornalista Camila Mendonça da Silveira nas instituições assistenciais filiadas à Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social vão compor a exposição “Olhar Voluntário”, que terá visitação neste sábado, das 9 às 16 horas, e domingo, das 9 às 13 horas, na Estação Cultura. A entrada é gratuita.

Os registros foram feitos in loco e receberam apenas ajuste de cor e saturação, de forma a manter a sensibilidade captada. “Cada foto tem uma história por trás”, antecipa Camila, que elaborou o projeto em junho, em conversa com o presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros.

Missão aceita, Camila visitou todas as instituições assistenciais cadastradas em Catanduva, além de entidades de Tabapuã, Santa Adélia, Uchoa, Palmares Paulista e Pindorama.

“Foi uma experiência fora de série. Um trabalho muito profundo. Quando a gente visita essas instituições, a gente vê que é pouco o que a gente passa perto do que algumas pessoas passam. E que esse alento, que à vezes é uma palavra, um reconhecimento ou mesmo um apoio para aquela pessoa não passar tanta instabilidade emocional ou proporcionar a mínima segurança alimentar dessas pessoas, é o mínimo do mínimo. Isso mexeu muito comigo”, confidencia.

O resultado do trabalho foi apresentado na entrada do Clube de Tênis Catanduva em agosto, na recepção ao público que foi assistir à palestra do filósofo Mario Sergio Cortella, em prol da Arcos. Na ocasião, foram reunidas 44 fotos, entre as mais impactantes das cerca de 15 mil feitas.

“São imagens muito representativas, a gente foi a fundo, tive o privilégio de poder conhecer e entender as peculariedades de cada instituição social que é assistida pela Arcos. E é muito amplo, cada uma no seu segmento, mas com trabalhos de valores inestimáveis”, completa Camila.

A mostra fotográfica neste final de semana, na Estação Cultura, segundo explica Wagner Ramos de Quadros, é mais uma etapa do projeto. “A gente vai fazer uma breve exposição agora e, no ano que vem, vamos retomar a exposição voltada para escolas e instituições.”

A Arcos também começará a vender planners, calendários e exemplares das obras fotográficas, com renda revertida às atividades da própria associação e ações em apoio a 44 entidades beneficentes de Catanduva e região que são filiadas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios