Apresentação obrigatória de reservistas deve ser feita até final do mês
Quem não estiver em dia com obrigações militares pode ser impedido de assumir concurso público e ter problemas com documentos
Foto: Arquivo/O Regional - Atiradores do Tiro de Guerra dos últimos cinco anos devem se apresentar via internet até dia 31
Por Guilherme Gandini | 03 de janeiro, 2023

Quem prestou o serviço militar nos últimos cinco anos deve participar do EXAR - Exercício de Apresentação da Reserva. A apresentação é obrigatória aos reservistas das Forças Armadas para que seja feita a atualização dos dados cadastrais. Em Catanduva, a apresentação à Junta Militar foi realizada em dezembro; até o final deste mês, o procedimento pode ser feito via internet.

A atividade é obrigatória para oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados – todos que serviram o Tiro de Guerra nos últimos 5 anos ou que estão em débito com suas apresentações.

Se não estiver em dia com as obrigações militares, o reservista pode ser impedido de assumir vaga em concurso público, retirar passaporte e enfrentar outros problemas com a emissão de documentos. O cidadão que foi dispensado, não serviu em nenhuma Organização Militar ou Tiro de Guerra, e tem o Certificado de Dispensa de Incorporação, não precisa se apresentar.

A apresentação do EXAR deve ser feita no site www.exarnet.eb.mil.br. Porém, caso haja qualquer pendência, ou seja a ultima apresentação (5ª),  deveria ter sido feita de forma presencial na Junta Militar, no mês passado.

A Junta de Serviço Militar atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, na rua Mato Grosso, 664, Higienópolis, junto ao Tiro de Guerra. Informações pelo telefone 17 3522-5272 ou e-mail 27jsmcatanduva@gmail.com.

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci