
Os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos na quinta-feira, 24. Os segurados podem aderir ao acordo de ressarcimento em mais de 5 mil agências dos Correios, que continuarão oferecendo o serviço até novembro. A estatal está reforçando o atendimento para acolher os beneficiários.
Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa. No Interior de São Paulo, já foram realizados 276 mil atendimentos em mais de 550 agências da empresa. Com o início da fase de adesão ao ressarcimento, os Correios estão adaptando o atendimento para absorver o aumento no fluxo de pessoas.
Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais.
Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos. Na segunda etapa, foi possível verificar as respostas das entidades responsáveis pelos descontos. A iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias.
Autor
