Após sete meses de espera, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalmente concluiu as obras na estrada vicinal José Fernandes, que liga Catanduva a Catiguá, passando pela usina Cofco. Com a presença do prefeito Claudemir José Grava (União Brasil), de Catiguá, a via foi liberada para o tráfego de veículos na última quinta-feira, dia 1º.
A vicinal precisou ser interditada no meio do ano, para a realização de obras de reparo numa ponte localizada no município de Catiguá. A estrutura sofreu avarias com as fortes chuvas ocorridas em janeiro deste ano.
Já na época, a prefeitura determinou a interdição da estrada, instalando sinalização de solo nos acessos. Além disso, solicitou ao governo estadual a realização das obras de reparo na ponte danificada.
Mas o conserto da estrutura demorou a sair. Paralelamente a isso, motoristas continuaram a usar a vicinal, como se nada estivesse ocorrendo. Frequentemente, os sinalizadores acabavam sendo furtados. Na metade do ano, em uma atitude drástica, a Defesa Civil de Catiguá decidiu colocar barreiras com montes de terra nos acessos à estrada. Com isso, os veículos ficaram impossibilitados de transitar pela via.
Em 12 de julho, o DER enfim iniciou as obras de reparo, previstas para estarem concluídas no prazo de 30 dias. Porém, foi necessária a instalação de novas estruturas de concreto sob a ponte, que é destinada ao escoamento de águas pluviais. Os trabalhos foram finalizados no dia 1º de setembro, pela manhã.
A vicinal José Fernandes é muito utilizada por veículos que transitam entre Catanduva e Catiguá e também serve de acesso a Tabapuã e Olímpia. Ela apresenta forte tráfego de caminhões das usinas de açúcar e álcool da região.
Autor