O Bax Catanduva perdeu para o Sodiê Mesquita, do Rio de Janeiro, no último sábado, dia 9, pela segunda rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024. Com o placar de 87 a 50, esta foi a segunda derrota consecutiva da equipe na competição, onde havia sido superada pelo Santo André por 86 a 66 anteriormente.
Com o apoio da sua torcida, que esteve presente em peso, o Mesquita se impôs desde o início da partida, abrindo uma larga vantagem no primeiro quarto de 29 a 11. A consistência foi mantida e na segunda parcial o placar foi de 24 a 11. Na metade do terceiro quarto, a vantagem das cariocas era maior que 30 pontos, mas o placar foi de 17 a 15. No último quarto da partida, as adversárias do Bax apenas administraram e fizeram 17 a 13, mantendo uma vantagem de quase 40 pontos.
A LBF deste ano tem número recorde de participantes: são 11 na disputa pelo título do principal torneio da modalidade no país. A lista tem, além de Catanduva, Corinthians (SP), Ituano (SP), Ponta Grossa Basquete/Curso ASB (PR), Sampaio Basquete (MA), Santo André (SP) Pontz São José Basketball (SP), SESI Araraquara (SP), Sodiê Mesquita (RJ), Unimed Campinas Basquete (SP) e Unisociesc Blumenau (SC).
O Bax Catanduva continua sem vencer na Liga de Basquete e está na última colocação, juntamente com a equipe de Ponta Grossa, que também não pontuou. Já o Mesquita saltou para a terceira colocação. Agora, o Bax receberá o Unimed Campinas Basquete nesta terça-feira, dia 12, a partir das 20 horas, no Ginásio Anuar Pachá.
Sub-20 irá disputar Campeonato Brasileiro Interclubes
A categoria Sub-20 do Smel Bax Catanduva, uma parceria da equipe catanduvense com a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), disputará o Campeonato Brasileiro Interclubes. A competição será realizada na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. A primeira partida das “bruxinhas” de Catanduva será contra o Mampituba já nesta terça-feira, dia 12, às 19h30.
A técnica da equipe de base do Bax, Fernanda Hartwig, destaca que as meninas estão bem preparadas após cerca de um mês em treinamentos. “Vamos focadas e determinadas em conquistar nosso objetivo. A gente quer, com certeza, chegar ao pódio e trazer uma medalha para a Catanduva”, projeta.
Ainda assim, ela acredita que não será uma tarefa fácil, pois enfrentarão uma “pedreira” logo no primeiro jogo, contra a equipe da casa, mas que possuem algumas “cartas na manga” também.
“Nós temos duas atletas que foram dessa equipe na última temporada delas, a Maria Clara e a Mariana, e que hoje fazem parte da nossa equipe. Temos meninas boas que estão na seleção brasileira e outras que já fizeram alguns jogos com a equipe adulta na Liga de Basquete Feminino”, diz Fernanda.
Autor