Após explosão na Bahia, Ipem-SP reforça orientações sobre a panela de pressão
Toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo Inmetro, assegurando requisitos de segurança
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - O Ipem-SP recomenda a substituição do anel de vedação no tempo recomendado
Por Da Reportagem Local | 08 de fevereiro, 2023

Toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo de Conformidade de Segurança Inmetro, assegurando que o produto foi fabricado com os requisitos de segurança exigidos.

A panela de pressão é um utensílio eficiente pois utiliza a pressão para diminuir o tempo de cozimento dos alimentos e mesmo sendo comuns em cozinhas residenciais e restaurantes requerem muita atenção para evitar acidentes.

Recentemente, em Guanambi, cidade a 796 km de Salvador na Bahia ocorreu a explosão de uma panela de pressão, destruindo a cozinha de uma casa utilizada para elaboração de marmitas para venda. Por sorte, ninguém estava no local no momento da explosão.

Desde março de 2010, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) passou a exigir a certificação da qualidade por parte dos fabricantes e importadores das panelas de pressão e a presença do Selo de Identificação dessa Conformidade comprova que o produto foi projetado, fabricado e testado de acordo com requisitos técnicos que garantem a segurança do usuário.

Para a certificação é constatado que as panelas foram fabricadas com materiais adequados e foram aprovadas nos diversos ensaios como a resistência à pressão e o funcionamento adequado das válvulas.

CUIDADOS

O Ipem-SP fiscaliza o comércio e a fabricação de panelas de pressão no estado de São Paulo para que seja fornecido ao consumidor paulista apenas produtos comprovadamente seguros. Porém, o órgão diz que sua atuação não exclui a atenção do consumidor no momento da compra, a exigência da nota fiscal e a correta utilização.

Entre os cuidados durante o uso e manutenção, o Ipem-SP alerta para a substituição do anel de vedação de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante ou quando estiver ressecado ou danificado; manter limpa a válvula controladora de pressão e trocá-la no período recomendado; além de não utilizar panelas quando há amassados ou danos no corpo ou tampa.

Também é importante utilizar apenas a capacidade recomendada pelo fabricante, não esfriar debaixo d’água a panela com pressão, jamais acelerar a saída da pressão levantando a válvula com a mão, o que pode causar queimaduras, nem abrir a panela sem que toda pressão tenha sido expelida. Se durante o cozimento, notar que a panela parou de “chiar”, a válvula controladora de pressão parou de funcionar, então desligue imediatamente o fogo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci