Após 50 anos, família cumpre promessa feita em funeral de Padre Albino
Guto Salles afirmou aos pés do caixão do religioso, em 1973, que auxiliar suas obras assim que tivesse condições
Foto: Comunicação/FPA - Emoção e alegria eram perceptíveis no rosto de todos, principalmente de Guto e Carla
Por Da Reportagem Local | 07 de novembro, 2023

Em setembro de 1973, com a notícia da morte de Padre Albino, os atiradores do Tiro de Guerra foram convocados para fazer a guarda no funeral que levou centenas de pessoas à Matriz de São Domingos, onde ele foi velado. Um dos atiradores era Luis Augusto Salles Martin que, naquele 21 de setembro, fez uma promessa aos pés do caixão: assim que tivesse condições, auxiliaria suas obras.

Há exatos 50 anos da morte de Padre Albino, Guto Salles - assim conhecido, sua esposa Carla Meilsmith Milan, e os amigos Claudio Aparecido Popoli e João Paulo Lopes cumpriram a promessa e, no dia 26 de outubro de 2023, entregaram uma Perua Kombi repleta de alimentos e uma ambulância completa para o Recanto Monsenhor Albino.

A emoção e a alegria eram perceptíveis no rosto de todos, principalmente de Guto e Carla, que contaram emocionados todas as graças alcançadas por meio da fé em Padre Albino.

“O dia de cumprir a promessa chegou. Sinto muita gratidão por tudo o que alcancei. Quem quiser alcançar uma graça peça para ele – Padre Albino – pois se ele não ganhou o céu, quem vai ganhar?”, indagou Guto.

Foram 13 anos de luta contra o câncer de sua ex-esposa, entre outros pedidos relacionados à saúde de sua família e de Carla, que a medicina não soube explicar a forma como se resolveram. “Quando conheci o Guto, após o falecimento de sua primeira esposa, vi a fé que ele tinha em Padre Albino e passei a ter também, consegui muitas graças através dele”, afirmou Carla.

O legado de Padre Albino tem sido mantido e sustentado pela Fundação Padre Albino, que segue atuando nas áreas de saúde, educação e assistência social, atendendo cerca de 320 mil habitantes de toda a região. Além dos cuidados, os preceitos daquele que iniciou uma jornada de abnegação, empatia, solidariedade e que merece toda a benemerência, tem sido seguida.

“As pessoas mais velhas precisam falar e mostrar tudo o que Padre Albino já foi. Manter viva a memória dele não é só na hora de ser atendido no hospital, é todo o dia. Ele tem que estar nas orações de todos os catanduvenses”, afirmou Guto, completando: “Aquele que quer alcançar uma graça, vá ao túmulo dele e peça, se você tiver fé, será atendido.”

Em nota, a Fundação Padre Albino agradeceu pela doação dos transportes, que vão favorecer as pessoas idosas do Recanto Monsenhor Albino, pela promessa cumprida e, principalmente, por toda a fé depositada em seu patrono.

O Recanto Monsenhor Albino é a primeira das obras de Padre Albino e é responsável pelo cuidado de pessoas idosas com acolhimento integral, que vai desde moradia, alimentação, cuidados até atendimento médico. A FPA o mantém através de recursos próprios e doações.

Considerado Venerável pelo Vaticano, os restos mortais de Padre Albino estão sepultados em sarcófago na igreja Matriz de São Domingos, em Catanduva, disponível para visitação, e aguardando comissão histórica para dar prosseguimento ao processo de beatificação.

Os automóveis receberam a bênção do capelão da Fundação, padre Ivanildo Magalhães da Costa, e já estão em uso pelo Recanto Monsenhor Albino.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de novembro de 2024
Censo revela perfil das pessoas em situação de rua em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 26 de novembro de 2024
Presépio da Paróquia São Francisco será inaugurado em dezembro
Por Da Reportagem Local | 26 de novembro de 2024
Saresp para estudantes do 9º ano é aplicado nesta quarta e quinta