A Associação Apoio ao Estudo, organização da sociedade civil filiada à Arcos, por meio de parceria com o Tiro de Guerra, iniciou novo projeto social que possibilitará que os 50 atiradores do TG assistam a palestras periódicas sobre temas afeitos às suas vidas pessoal, profissional e comunitária, abrangendo inclusive cidadania e meio ambiente.
A ação conjunta foi viabilizada a partir de conversas entre o presidente da Arcos, Nilton Vieira da Cruz, Wagner Ramos de Quadros, juiz do trabalho, diretor de Relações Institucionais da Arcos e presidente da Apoio ao Estudo, e o chefe de instrução do TG, sargento Renan Antunes.
A palestra inaugural foi realizada na quarta-feira, 24, com os trabalhos abertos por Quadros. “A proposta é disponibilizar informações relevantes para que os jovens tenham melhores condições para encaminhamento da sua vida de estudo e profissional, e para que possam exercer plenamente sua cidadania, em seu benefício pessoal, da sua família, e da sociedade”, disse.
Posteriormente, passada a palavra a Renato Mestieri, foi realizada palestra sobre a área da Informática, de grande interesse para a turma dos jovens que prestam o serviço militar.
“Muitas vertentes profissionais estão previstas no plano de instrução, mas a ideia é oferecer um acréscimo para o aperfeiçoamento dessas matérias, trazendo pessoas que trabalham na área, o que tende a ganhar valor diante da teoria”, analisa sargento Antunes.
Na visão do militar, muitos jovens até sabem onde querem chegar quanto à carreira e profissão, mas não sabem qual caminho seguir, o que amplia o leque de ideias sobre temas que poderão ser abordados ao longo do ano, conforme a possibilidade de encaixe no plano de instrução.
AÇÃO ENTRE AMIGOS
O Apoio ao Estudo lançou a Ação entre Amigos do Dia das Mães, que sorteará uma cesta de café da manhã. Para concorrer, é preciso contribuir com R$ 10 por número. Os valores serão direcionados ao sustento do projeto, que oferece oportunidades de estudo para dezenas de estudantes, principalmente crianças e adolescentes.
O auxílio é concretizado por meio de bolsas de estudo, reforço escolar, auxílio financeiro para material didático, material e transporte escolar e, em alguns casos, acompanhamento psicológico e atendimento médico.
O público-alvo é composto por pessoas que não têm condição de custear um estudo mais qualificado. Há também adultos que desejam ter acesso ao ensino superior, e crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação.
Para manter o trabalho, a entidade possui pequeno e seleto grupo de mantenedores, mas está deficitária. “Outros colaboradores são muito necessários”, afirma Quadros. Os interessados podem pedir informações sobre o projeto e sobre o sorteio pelo WhatsApp 17 99147-3510.
Autor