Apenas 4 candidatos ao Conselho Tutelar participam de evento da Arcos
Demais perderam a oportunidade de se apresentar para o público, apesar de precisarem do voto popular no próximo domingo
Foto: Divulgação - Marcaram presença Evandro Seminatti, Fábio Zerloti, Professora Katia Almeida e Rafael Abrão
Por Guilherme Gandini | 28 de setembro, 2023

A Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social realizou na segunda-feira, dia 25, na Câmara Municipal, evento para apresentação dos candidatos aos cargos de conselheiros tutelar de Catanduva. Dos nove candidatos que disputam o voto popular este ano, apenas quatro compareceram à atividade. São, ao todo, cinco vagas disponíveis no Conselho Tutelar local.

“A Arcos convidou todos os nove candidatos, convidou por mensagem, com convite escrito. Eu, pessoalmente, entrei em contato por telefone com cada um deles. Foram todos convidados e foi explicado para eles sobre a importância da sua apresentação para o público”, frisa o presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros, que realizou evento semelhante na eleição passada.

Os participantes foram Evandro Seminatti, Fábio Zerloti, Professora Katia Almeida e Rafael Abrão. “É muito importante que esses quatro tenham atendido ao convite, o que mostra, no mínimo, respeito ao público e, portanto, ao povo e aos eleitores. Nossa intenção era justamente dar visibilidade sobre a eleição e sobre quais são os candidatos para que cada eleitor pudesse ter condições de escolher aquele que melhor o representará no conselho tutelar”, pontua.

Ele prossegue: “os que compareceram puderam expressar, se apresentar, falar sobre a própria vida, experiências que eventualmente já tiveram no trato com crianças e adolescentes, e puderam também dizer sobre suas ideias, seus pontos de vista em relação à importância do próprio conselho e dos seus deveres como conselheiros.”

Quadro ainda lamenta a ausência dos demais. “Esse silêncio e essa omissão dizem muito sobre o efetivo compromisso que o candidato possa ter. Porque, evidentemente, não comparecendo e não se apresentando ao público, omitiram informações relevantes num evento que foi apoiado pelo Ministério Público, pelo juiz de infância e juventude, pelo CMDCA, pela OAB.”

O presidente da Arcos ainda lembra que se as eleições no Brasil ainda têm baixo nível de qualidade é porque as pessoas não costumam estar informadas sobre os candidatos, os cargos e suas responsabilidades. “Isso é mais grave ainda em relação ao Conselho Tutelar, no sentido de que as pessoas não conhecem o Conselho Tutelar, a atuação deles, quem compõe o Conselho Tutelar e, infelizmente, poucas pessoas têm informações sobre a própria eleição”, acrescenta.

PARA REFLETIR

“Se você acha que o conselho tutelar não é bom, antes de criticar as pessoas do conselho é preciso criticar a si próprio. Por que você fez a respeito? Quando teve a eleição, você participou, você votou, você escolheu bem? Você ajudou as pessoas que têm menos essa informação a terem essa informação e escolherem melhor conscientemente o melhor candidato? Você presta atenção em quem pretende integrar o conselho por razões pessoais ou por amor à causa?”, alfineta Quadros, sobre a importância do envolvimento da sociedade no processo.

Votação será na escola Octacílio no próximo domingo

No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o país.

Em Catanduva, a votação será das 8 às 17 horas, na escola municipal Octacílio de Oliveira Ramos, que fica na rua Rio Grande do Sul, 348, no Higienópolis. A entrada será pela rua 14 de Abril. É necessário levar título de eleitor e um documento com foto. O voto é facultativo e quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem