A Unifipa participou da ação 'Gincana & Oficinas Artísticas' promovida pela Apae Catanduva, no dia 30 de setembro, em celebração ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
O evento reuniu empresas e instituições de Catanduva e região, que conheceram o trabalho desenvolvido pela Apae por meio de atividades práticas, como oficinas de pintura, balões e confecção de pulseiras.
A programação também incluiu a exibição do vídeo institucional da entidade e apresentação de casos clínicos, nos quais alunos compartilharam suas histórias de superação e inserção no mercado de trabalho.
Representando a Unifipa, participaram Janaina Rogante Huck e Eugênio de Jesus Lima, da Área de Negócios, além do mascote EDU, que interagiu com os participantes.
De acordo com a assistente social da Apae Catanduva, Paula Flávia Meneghesi, o Setembro Verde é uma campanha fundamental para fortalecer a luta pelos direitos e pela inclusão social das pessoas com deficiência. “As Apaes têm papel central nesse movimento, que busca dar visibilidade ao tema e combater preconceitos, como o capacitismo”, destacou.
Instituída em 2015 pela Feapaes-SP (Federação das Apaes do Estado de São Paulo) em parceria com a Apae de Valinhos, a campanha promove mobilizações em todo o país por meio de palestras, eventos culturais, caminhadas, debates e ações nas redes sociais.
O mês de setembro foi escolhido para a ação por incluir o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, data que também marca o Dia da Árvore.
Autor