Nesta sexta-feira, 22 de março, o município de Santa Adélia celebra seu aniversário de 108 anos. Em 2024, a programação festiva ficou por conta do Santa Adélia Rodeio Festival. Hoje a atração da noite será a dupla João Bosco & Vinicius, enquanto no sábado se apresenta Jads & Jadson.
Fechando a programação, o domingo terá Missa Sertaneja e também a final do rodeio em touros, que ficará por conta da Associação de Campeões de Rodeio (ACR). Na arena também será disputada a prova dos Três Tambores.
As vozes do rodeio ficarão por conta de Wilson Borges, voz padrão; Oscimar Custódio e Palito, locutores; e Alê Martins e Fabrício Dezembro, comentaristas.
A entrada é franca todos os dias, com arrecadação de 1 Kg de alimento não perecível no sábado, dia 23, que será posteriormente doado às entidades assistenciais do município.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
Santa Adélia pertence à Microrregião de Catanduva. O município é formado pela sede e pelos distritos de Botelho, Santa Rosa e Ururaí e, atualmente, conta com população estimada de 14.018 pessoas e área territorial de 330,269km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A história de Santa Adélia tem início em meados de 1907, quando o traçado da estrada de ferro foi delineado pela companhia Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em demanda da Vila Adolpho, que hoje é Catanduva. Dessa forma, foi construída a primeira casa pelo Coronel Relíquias de Souza Guimarães, fundador da cidade, que nessa época trabalhava na fazenda Dumont.
Em 1916 foi criado então o município como sendo um território desmembrado de Taquaritinga e, em 1938, criou-se a Comarca de Santa Adélia, formada pelos municípios de Santa Adélia, Itajobi e Ariranha. Mais tarde, ficou estabelecido o dia 16 de dezembro como Dia da Padroeira Santa Adélia e fixou-se o dia 22 de março, Dia do Município, como feriado municipal.
Autor