O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva realizou, na terça-feira, 16, Simulado de Emergência contra incêndio, envolvendo todos os colaboradores da unidade.
Promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em conjunto com a Brigada de Incêndio e a Equipe de Resposta Rápida (ERR), o exercício teve apoio do setor de Transporte da Fundação Padre Albino e da Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Catanduva (SMT).
O simulado teve como principal objetivo testar e reforçar os protocolos de evacuação total da edificação em situações críticas. Pela primeira vez foi simulada a retirada de paciente em procedimento intraoperatório no centro cirúrgico, além da aplicação do método Start (Simple Triage and Rapid Treatment) para a classificação rápida de vítimas em cenários de emergência.
Durante o treinamento, a energia elétrica da unidade foi propositalmente interrompida, criando ambiente mais próximo de uma situação real. Ao todo, cinco vítimas fictícias foram consideradas no cenário: uma em procedimento cirúrgico; uma com fraturas em membros; uma deambulando com instabilidade psicológica e uma simulando óbito.
As equipes utilizaram diferentes técnicas de resgate, como remoção em prancha rígida, transporte tipo “mochila”, muleta humana e atendimento pré-hospitalar, demonstrando preparo técnico e integração entre os profissionais.
De acordo com William Fernandez, técnico de segurança do trabalho e chefe da Brigada de Incêndio do AME, o treinamento teve papel fundamental para a capacitação das equipes.
“O objetivo foi facilitar a chegada e atuação do Corpo de Bombeiros e do Samu em situação real de emergência. Colocamos em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e os brigadistas responderam prontamente ao acionamento do alarme, se dirigindo ao ponto de encontro externo”, destacou.
Realizado duas vezes ao ano e parte essencial do plano de segurança da unidade, o simulado encerra oficialmente as ações de prevenção e segurança do ano de 2025.
Autor